quarta-feira, 11 de julho de 2018

SETUR - Encontro Nacional de Pilotos de Parapente


O governo de Rondônia através da Superintendência Estadual de Turismo – SETUR realiza em parceria com a Confederação Brasileira de Voo Livre o 19º Encontro Nacional de Pilotos e Instrutores de Voo Livre, na Estância Turística de Ouro Preto do Oeste.
Ouro Preto do Oeste está de volta ao cenário do esporte aéreo com a realização da 5ª edição do XC Amazônia Sem Limites, competição de Cross Country livre na Amazônia Ocidental, válida pelo ranking mundial da FAI.
Segundo o Superintendente da Setur Gerçon Zanato o governo de Rondônia está apoiando o evento, no que diz respeito a logística de deslocamento e acomodação da equipe da CBVL. Após as competições, vamos nos reunir com a equipe de instrutores e palestrantes com o sentido deles nos passarem, o que será preciso fazer em nível de Setur para que o evento não venha mais sofrer paralisação”, disse Zanato.
Chico Santos presidente da CBVL lembrou, que o evento será dividido em duas etapas: “A 1ª acontecerá nos dias 13 e 14 com a realização do Seminário sobre Segurança de Voo e Primeiros Socorros e a segunda, que vai acontecer entre os dias 14 a 18 com a realização das competições” disse Chico Santos.
O recordista mundial de distância até pouco tempo, André Fleuri que veio de Brasília disse que esteve em Rondônia ha alguns anos, e que a modalidade vem se sobressaindo muito, principalmente, nas modalidades parapentes e asa delta. André conseguiu o recorde mundial voando 353 Km em 11 horas e 20 minutos na categoria voo duplo.


Cross Cowntry

Cross Cowntry é uma corrida de parapentes. Funciona como se fosse uma maratona com largada percurso e chegada, porém no parapente tudo por GPS e voando. Aquele que for mais longe em todos os dias de provas é quem se encaixa como vencedor, mas, o maior vencedor, é o grupo todo chegando o mais longe possível no maior número de pilotos, através das correntes térmicas e deriva de vento. “Na Região Norte somente Ouro Preto do Oeste e Conquista do Oeste (MT) tem eventos de parapente. Temos projetos pra sediar etapas do campeonato brasileiro e outros campeonatos internacionais futuramente” disse o presidente da CBVL Chico Santos prosseguindo: “No Cross Country ainda não existe um campeonato brasileiro porém, define-se os melhores do ano em uma seleção dos sete melhores voos do piloto, lançados no site do XC Brasil.

Recorde da Região Norte

O recorde de distancia da região Norte é do Juan Alex Testoni de Ouro Preto do Oeste que fez 246 km de Parapente partindo de Ouro Preto e pousando próximo a Nova Dimensão em 6h30 de voo livre. O recorde mundial é do Brasil em Quixada no ceara com 516 km de voo em mais de 11 h de voo.

Programação

Sexta-feira - Dia 13 de Julho
- 20h00 as 23h30 - Confirmação das inscrições e
distribuição de kits

Local: Hotel Graúna

Sábado - Dia 14 de Julho
- 9h00 - Subida para Rampa
- 9h30 - Solenidade de abertura do evento na rampa
- 10h00 – Briefing
- 10h30 - Abertura da Janela Primeiro dia de prova.
- 19h00 - Marcação de voo no QG Graúna Resort.
- 20h30 - Churrasco de Confraternização
Do dia 15 ao dia 18 de Julho
- 9h00 - Subida para Rampa
- 9h30- Briefing e distribuição de kit
- 11h45 - abertura da janela de provas.
- 19h00h - Marcação voo QG Grauna resort
Quarta-feira - Dia 18 de Julho
- 17h00h – Premiação.

Nenhum comentário: