terça-feira, 10 de julho de 2018

Grupos folclóricos focam preparativos para o Flor


Após a escolha dos representantes de Rondônia nos festivais Nacional Casal de Noivo, Rainha da Diversidade e Rainha Junina os grupos quadrilhas agora voltam suas preocupações na preparação das coreografias que será apresentadas durante a XXXVII Mostra de Quadrilhas e Bois Bumbás – Arraial Flor do Maracujá.
Ano passado três grupos foram proclamados vencedores da Mostra do Flor do Maracujá A Roça é Nossa, Mocidade Junina e Rádio Farol tudo em virtude da falta do item desempate no Regulamento das apresentações 2.017. “Para este ano tomamos o cuidado de colocar no Regulamento os itens de desempate”, disse o secretário da Federon Delídio. A ordem de apresentações no Arraial deste ano já foi publicada e distribuída aos grupos, “A grande novidade nas apresentações deste ano é que foi criado o quesito Concentração. Esse quesito obriga os grupos estarem armados completos, meia hora antes de sua apresentação na arena e com isso vamos dinamizar o horário das apresentações”, disse Delídio explicando. “A partir deste Flor do Maracujá o grupo terá apenas que obedecer ao horário de sua concentração e não o horário de entrada. Exemplo: Assim que um grupo acabar de dançar o próximo terá apenas 15 minutos para montar o cenário na arena e começar a se apresentar aos jurados e ao público”, concluiu.
A abertura do 37º Flor do Maracujá será no dia 27 uma sexta feira com a realização do Concurso Eliminatória 2019 que vai selecionar dois grupos de quadrilha para se apresentar pelo grupo especial no Flor de 2019.
BOIS BUMBÁS
A Liga dos Bois Bumbás – GUARNECER espera a decisão da FEDERON quanto o repasse que será feito aos bois adultos e mirins este ano. “Até agora só nos garantiram o mesmo valor do ano passado que foi um pouco mais de Sete Mil Reais, esse recuso não dar para os bois sequer pagar as confecções das indumentárias”, disse a presidente da Guarnecer Simone Guedes.
Se a Federon não conseguir mais recursos os bumbas não disputarão o troféu de melhor do Flor do Maracujá 2018. “Vamos apenas nos apresentar sem concorrer ao prêmio de melhor”, finalizou Simone.
Sobre o assunto o presidente Fernando Rocha da Federon informou que está apenas esperando a resposta do governador Daniel Pereira que ficou de conversar com empresas privadas no sentido dessas patrocinarem a compra das fantasias dos grupos de quadrilhas e Bois Bumbá. “Estamos aguardando o governador nos convocar para dizer se conseguiu ou não esse recurso”, disse Fernando Rocha. De qualquer maneira o Flor do Maracujá vai começar no dia 27 de julho e terminar no dia 5 de agosto na Cidade da Cultural (Parque dos Tanques) em Porto Velho.

Nenhum comentário: