terça-feira, 17 de julho de 2018

Lenha na Fogueira - 18.07.18


As bandeiras do estado e de todos os municípios de Rondônia, deveriam estar a meio pau, em homenagem ao grande benfeitor do estado de Rondônia, Manoel Francisco das Chagas Neto ou simplesmente Chagas Neto,
********
Chaguinha como era chamado pelos mais íntimos, faleceu na tarde da última segunda feira dia 16, dia de Nossa Senhora do Carmo e dia no qual dona Marise Castiel outra baluarte do nosso estado, completaria 100 anos se viva fosse.
*********
Não prestei atenção, se o governador Daniel Pereira publicou portaria mandando que a bandeira de Rondônia e todas que são hasteadas diariamente no Palácio Rio Madeira ficassem a meia pau durante três dias, em virtude do falecimento do Pioneiro Chagas Neto.
********
Poucos fizeram tanto pelo nosso estado, como Chagas Neto fez. Basta lembrar que ele comandou a construção de mais de 20 Mil casas quando ainda não havia esse negócio de Minha Casa Minha Vida e nem o PAC
********
Só em Porto Velho podemos citar as construções dos Conjuntos Habitacionais Santo Antônio, 4 de Janeiro, Nova Caiari. Guajará, Jamari, Primavera, Mamoré, Guaporé, Rio Candeias, Odacir Soares, Chagas Neto entre outros.
********
Pra quem não sabe, foi graças ao esforço do Chagas Neto que nasceram os bairros Ulisses Guimarães e Marcos Freire.
********
Na época Chagas era o secretário de OBRAS de Rondônia e foi informado, que o governo federal iria financiar a construção de casas populares no regime de mutirão. Eu fazia parte da equipe da SEOSP e lembro que a notícia chegou aqui, já quase no último dia designado para os estados protocolarem seus projetos junto ao governo federal, para fazer jus aos recursos.
********
O Projeto da SEOSP foi aprovado e Chagas comandou a construção das casas do bairro Ulisses Guimarães. A criação daquele bairro através do Projeto Mutirão elegeu se não estou enganado, SETE Vereadores para a câmara municipal de Porto Velho entre eles Cláudio Vidal, Valdemar Marinho e Mário Jorge.
********
Depois foi a vez do bairro Marcos Freire que foi mais organizado. Enquanto que no Ulisses a população ganhava a madeira, telha e todo o material necessário para construir a casa. No Marcos Freire era construído parte da casa em alvenaria e o proprietário terminava a construção com material doado pelo governo.
********
Esses Projetos foram obras do esforço do Chagas Neto era ele que ia a Brasília lutar pela liberação dos recursos, para a construção das casas. Tem um detalhe, ninguém do Ulisses Guimarães ou do Marcos Freire desembolsou um tostão para ter sua casa. Era tudo por conta do governo.
********
Chagas Neto enquanto secretário de obras do estado, criou a Empresa de Navegação de Rondônia – ENARO.
********
Como deputado federal colaborou com o texto da Constituição de 1988. Além do político respeitado por todos, Chagas foi grande incentivador do esporte e da cultura tendo sido um dos grandes carnavalescos, ao assumir a Escola de Samba Pobres do Caiari em 1984. Com Chagas no comando da Caiari a escola colocou na avenida um dos mais comentados enredos até hoje, “Ceara, Rendas, Lendas e Crenças” que ficou conhecido como “Ceará de Iracema”. O samba é de minha autoria do Baba e do Haroldo Dori.
********
No caso do Chagas Neto o dito popular “Morre o homem e fica a fama” daqui pra frente será muito bem aplicado. Por tudo que fez por Rondônia e em especial pela capital Porto Velho, Chagas Neto jamais será esquecido.


********
Nossa homenagem de agradecimento ao Chagas Neto é com o samba “Ceará de Iracema”:
********
Eita Ceará de Iracema, tua história é um poema, parte agora iremos contar, glórias a Soares Moreno, ao Guerreiro Poti e José de Alencar! Ubirajara índio de grande valor, com Jandira e Aracy dividia o seu amor”.
*********

Descansa em paz, amigo velho de guerra!

Nenhum comentário: