quarta-feira, 11 de julho de 2018

Lenha na Fogueira - 11.07.18


Perdemos um grande amigo da cultura. Principalmente da cultura carnavalesca de Porto Velho. Pra quem não sabe, Rubens Moreira Mendes sem fazer alarde, sempre contribuiu para o sucesso do nosso carnaval.
********
Basta lembrar, que sua família portovelhense era toda do bairro Caiari reduto da escola de samba Pobres do Caiari e em consequência, Moreira Mendes sempre colaborava com os desfiles da escolinha.
********
Do mesmo jeito, por ser chegado da turma da Diplomatas e Castanheira também colaborava com essas agremiações.
*********
Agora, a entidade que mais contou com o apoio do Rubens Moreira Mendes foi a Banda do Vai Quem Quer. Rubinho como o Manelão o chamava, sempre marcou presença com sua ajuda a BVQQ.
*********
Isso continuou após a morte do Manelão durante a direção da Siça. Sempre ele ligava perguntando se a Siça estava precisando de algum apoio que ele pudesse resolver e muitos foram os pepinos de última hora, resolvidos por ele.
*********
Quem acompanha a Banda pode comprovar. Ele sempre estava em frente ao trio elétrico na solenidade da saída da Banda, quando o Manelão e depois a Siça, profere a famosa frase: “Para tristeza de pouco e alegria de muitos, a Banda esta na rua”.
********
Sua participação começava na Sede do bloco, antes na Presidente Dutra e finalmente na Joaquim Nabuco. A solenidade consiste na reunião de toda a equipe de diretores da Banda e alguns convidados especiais participarem do toque do SINO e logo após, todos saem no rumo da Praça das Caixas D'água local da concentração dos foliões e então é dada a largada.
********
Este ano o Moreirão não compareceu, já estava convalescendo do mal que o levou, mesmo assim, a Siça citou seu nome na hora de tocar o SINO.
********
Bem que poderíamos estar falando do Rubens Moreira Mendes o jovem advogado que por aqui desembarcou, muito antes de Rondônia ser estado. O Rubens Moreira Mendes advogado atuante, ou o Rubens Moreira Mendes secretário de estado no Governo Piana.
*******
O Rubens Moreira Mendes criador junto com outros parceiros, da Associação dos Criadores de Rondônia que por muitos anos promoveu a EXPOAGRO que virou Expovel. O Mereia Mendes fazendeiro e Agropecuarista. O Moreira Mendes empreendedor visionário no setor de turismo. Quando falo em visionário me refiro a Fazenda Três Capelas que na realidade, é uma estância turística e por isso, ele foi um dos fundadores da Associação que congrega empresas que trabalham o turismo em Rondônia.
********
Moreira Mendes o Senador e depois deputado Federal. Rubens Moreira Mendes que para muitos era sisudo, mas, na realidade, era uma pessoa solicita, amiga. Descansa em Paz amigo!
********
Como já entramos no assunto: Vamos também lembrar de uma outra pessoa que nos deixou também na terça-feira.
********
Estou me referindo a dona Jovelina uma senhora que dedicou sua vida a Cultura Popular em especial a Brincadeira de Boi Bumbá.
********
Quando eu cheguei no Boi Bumbá Corre Campo dona Jovelina já estava la ajudando o Antônio de Castro Alves na organização de tribos, barreiras e nos ensaios.
********
Passei a admirá-la pela dedicação sem exigir nada, seu prazer era ver o Corre Campo dançando no Flor do Maracujá.
********
Depois ela foi colaborar com outros grupos de bumbás como o Vencedor onde ultimamente dedicava seus conhecimentos ajudando a diretoria.
********
A casa da dona Jovelina vivia cheia de brincantes de bois bumbás, não tinha hora, a turma ia pra lá curtir uma cerveja com tira gosto de churrasco ou peixe assado.
********
Duas pessoas amigas foram para a graça de Deus. Uma muito bem posicionada no meio empresarial e a outra muito considerada pelos atuantes da cultura popular. Duas pessoas queridas por todas de seus relacionamentos. Que descansem em PAZ!

Nenhum comentário: