quarta-feira, 18 de julho de 2018

Festival de Nazaré começa nesta sexta feira dia 20


A comunidade do Distrito de Nazaré no baixo rio Madeira, realiza neste final de semana, com abertura amanhã sexta feira dia 20, mais um Festival Cultural.
A festa que reúne pessoas das localidades de São Carlos, Calama, Santa Catarina, Demarcação, Boa Hora, Conceição do Galera, Terra Caída, Aliança, Cujubim Grande e Cujubimzinho e Porto Velho (RO) e Humaitá (AM). Completa este a 52ª edição.
O Festival foi idealizado pelo professor Maciel Nunes um amante da cultura ribeirinha tradicional, que trouxe para Nazaré entre outras atrações a “Dança do Seringandô”, cuja coreografia consiste, em as damas tentarem laçar o cavalheiro durante um bailado, parecido com o do Carimbó. Com a morte de Maciel seus filhos e demais familiares, continuaram promovendo a festa que se transformou numa atração que reúne gente de praticamente todas as localidades existentes entre Porto Velho (RO) e Humaitá (AM).
A festa deste ano de 2018, começa nesta sexta feira dia 20, com a seguinte programação: Documentário - Encantada Nazaré (Simone Norberto); as 20h30 – Queima de fogos; 20h35 – abertura Oficial do Festival de Nazaré; 20h40 – Velha Guarda de Nazaré; 21h30 – Curta Metragem Caminhos da Memória; 21h40 – Quadrilha Fogo de Palha; 22h20 – Dança dos Banzeiros; 22h30 – Grupo Minhas Raízes e logo depois, a dança da quadrilha “Caminho da Roça” de Conceição do Galera; Isto é só a programação do primeiro dia da festa, que também oferece diversidade em pratos de comidas típicas regionais além de comercialização de artesanato.
Várias embarcações se deslocam de Porto Velho até Nazaré com saída do Porto do Cai N'água na manhã de sexta feira 20, a volta dos barcos, acontece apenas no domingo.

A grande novidade da 52ª Festa de Nazaré, será o passeio de barco motor, motor de popa, rabeta e até canoa pelo Lago do Peixe Boi.

A programação de encerramento, acontece no sábado dia 21, com as seguintes atrações: 9 horas – Passei no Lago do Peixe Boi e para a criançada brincadeiras diversas no campo de futebol; 18h30 – Peça Poética “Mormaço” com Elizeu Braga (Clube Armazém); 20 h apresentação do Boi Curumim; 21 h – Dança do Seringandô; 21h30 – Quadrilha Folia Só (Itapuã D'Oeste); 22h20 – Os Filhos de Nazaré com a participação especial do Zezinho dos Cobras. Após as apresentações culturais o Forró come no centro no Clube Armazém até o dia clarear.

Nenhum comentário: