quarta-feira, 18 de julho de 2018

Lenha na Fogueira - 19.07.18

Lenha na Fogueira


Pois é, dessa vez o luto é pelo falecimento de mais um baluarte de Rondônia. Estamos bastante sentido, com a morte do CABO AUREO – Áureo Soares Leite que na realidade era sargento, mais preferia ser chamado de Cabo.
********
Cabo porque foi assim que ficou conhecido, desde quando aqui chegou com a caravana do 5º Batalhão de Engenharia e Construção - BEC em meados dos anos de 1960.
********
A juventude da época, parava para apreciar as “manobras” ou como se chama no exército, “Ordem Unida” do Cabo Áureo comandando o pelotão de recrutas recém-incorporados no BEC.
********
Os exercícios aplicados pelo Cabo Áureo se transformaram em atração turística. O pelotão por ele comandado, de repente surgiu pela esquina da Sete de Setembro da praça Rondon e subia no rumo da Praça Jonathas Pedrosa e subia a Ladeira da Prefeitura (Comendador Centeno). Era aí que o exercício se transformava em atração pitoresca.
********
No meio da Jonathas Pedrosa ele dava a ordem unida: “Pelotão Alto! Pelotão Descansar! Pelotão Sentido. Pelotão Meia Volta!
*******
Aí os soldados ficavam de costas para a Ladeira e ele manda mais uma ORDEM; Pelotão! Em Movimento de Corrida subindo o Obstáculo! E a tropa subia a Ladeira da Prefeitura correndo de costa. Já pensou!
********
Áureo era querido por todos os oficiais e subalterno do 5º BEC. O Mais interessante, era que, apesar de toda “caxiagem” jamais o Cabo Áureo abusou ou se aproveitou da situação de ser um soldado considerado pelos seus superiores comandantes do Batalhão, e jamais deu, como se diz na gíria a famosa “Carteirada”.
*******
Todo mundo que conheço e conhecia naquele tempo, gostava do Cabo Áureo, além de excelente soldado, foi ótimo pai e avô. Não conheço ninguém nesse Brasil de Meu Deus, que seja mais patriota do que o Cabo Áureo.
********
Mesmo tendo ido pra reserva ha alguns anos, todos os dias ele hasteava a bandeira brasileira no mastro que mandou erguer em frente sua residência, ao lado do colégio Castelo Branco no bairro Arigolândia.
********
Mesmo na reserva, jamais deixou de usar a farda do exército e em especial a do 5º Batalhão de Engenharia – BEC.
*******
Cabo Áureo foi um dos militares mais condecorados do Brasil. O mais legal, foi que ele adotou Porto Velho (RO) como sua terra, pois mesmo após ser guindado à reserva, continuou morando aqui, terra dos seus filhos e netos.
*******
Quer ver ele perder a estribeira, era quando alguém falava mal de Porto Velho.
********
Augumas postagens das redes sociais:


*********
Sgt Áureo... exemplo de amor e respeito ao Exército... Família Verde Oliva esta de luto com sua partida, mas saiba que cumpriu sua missão e combateu exemplarmente o seu combate!... Meus sentimentos a todos os familiares! SELVA!!! (Fernanda Bijela).
*********
Hoje descansou um dos grandes ícones da família verde oliva! Deixa essa vida e entra para a história, a qual com muita honra e dedicação construiu ao longo dos seus 78 anos. Vá em Paz! E que Deus com seu infinito amor abrace sua família e traga conforto. De mim, toda admiração e respeito (Evelin Jeferson Cespede Krawczzinki)
********
Quando cheguei aqui e ficávamos alojados em um dos prédios, ou melhor, dois dos prédios do 5º Bec tínhamos que participar da solenidade de hasteamento da bandeira às 7 horas da manhã (ou madrugada) obrigatoriamente! E quando começava o desfile...lá vinha a elegância do Cabo Áureo, postura séria, ereta e com passo de ganso (acho que é assim que chamam) botas reluzentes... chamava a atenção e ao nos cumprimentar era a mesma solenidade dirigida ao comandante... esse amava o exército como poucos! (Jussara Gottlieb).
********

Descansa em paz guerreiro!

Nenhum comentário: