quarta-feira, 11 de novembro de 2015

Unir abre simpósio internacional de música

Começou na manhã desta quarta-feira (11) o IV Simpósio Internacional de Música na Amazônia (SIMA), evento que está sendo realizado na Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), em Porto Velho, até o dia 14 de novembro.
A mesa de abertura foi composta pela reitora da UNIR, professora doutora Maria Berenice Alho da Costa Tourinho; pelo integrante da comissão organizadora do evento, professor mestre Francisco Oliveira; pelo pró-reitor de Pós-Graduação e Pesquisa (PROPesq/UNIR), professor doutor Ari Miguel Teixeira Ott; pela representante da Pró-Reitoria de Cultura Extensão e Assuntos Estudantis, professora mestre Marcelle Pereira; e pelo professor Damián Keller, docente do curso de Música da Universidade Federal do Acre (UFAC) e idealizador do SIMA.
A reitora desejou boas-vindas aos participantes e sucesso ao evento que está sendo realizado na UNIR mesmo com todas as dificuldades enfrentadas atualmente pelas Instituições Federais de Ensino.
O professor Francisco Oliveira afirmou que o seminário é de grande importância para o desenvolvimento da pesquisa em Música, pois reúne profissionais e pesquisadores nacionais e estrangeiros no debate sobre o tema.
Na opinião do professor, a realização do seminário na UNIR tende a fomentar a pesquisa em música e ampliar as possibilidades de criação de pós-graduações na área. “Hoje temos o curso de licenciatura [em Música] e a intenção é de crescer na pós-graduação, abrir especializações e mestrados” disse o professor.

O professor Damiaán Keller falou sobre o histórico do seminário, desde seu início “humilde”, em 2010, passando por aperfeiçoamento em 2013, até chegar ao formato utilizado em 2014 e repetido em 2015.
Após a abertura oficial, o professor mestre Leonardo Vieira Feichas (UFAC) iniciou as atividades acadêmicas com a apresentação de um Recital-Palestra com o tema “O violino brasileiro: diversos estilos composicionais”.

O IV Simpósio Internacional de Música na Amazônia (SIMA) acontece na Unir-Centro pela manhã, tarde e noite, até sábado, dia 14 de novembro. 

Nenhum comentário: