sexta-feira, 27 de novembro de 2015

Maracatu, Carimbó e Cabloquinho – É Serra Talhada


A programação do IX Encontro das Culturas Populares proporcionou aos mais de 500- Delegados e Mestres presentes shows com grupos de Carimbó de Parapanin (PA), Maracatu de Recife, Caboclinho e da Cirandeira Lia que está com m ais de 80 anos e encanto cantando as cirandas tradicionais.
Ontem à tarde o Ministro Juca Ferreira participou da conversa com mestres e mestras de cultura e ouviu as revindicações da categoria. Já, durante todo o dia de quinta feira 26 as várias setoriais discutiram políticas públicas para cada Setorial, na reunião da setorial de Culturas Populares o Secretário de Articulação Institucional do MinC Vinicius Voo, não arredou o pé um só minuto e fez questão de anotar nossa fala quando nos referimos ao carnaval de Porto Velho em especial ao da Banda do Vai Quem Quer “que leva senhor secretário, mais de 100 Mil foliões pelas ruas de Porto Velho e até hoje não foi reconhecida como patrimônio Imaterial do nosso estado quiça nacional”.
A quinta feira, também foi o dia dedicado às articulações para ver qual a região que vai contar com maior número de representantes no Colegiado que vai eleger o representante das Culturas Populares no Pleno, aquele que vai participar das reuniões no Ministério da Cultura. A discussão continuou na manhã de ontem. Neste sábado será a eleição e a amanhã o retorno às cidades e estados de origem. O representante das Culturas Populares de Rondônia Silvio M. Santos foi eleito representante da Rede das Culturas Populares no Estado.

Nenhum comentário: