sexta-feira, 20 de novembro de 2015

Amazonas Filarmônica – Espetacular no Palácio das Artes

Soprano Carol Martins e o Maestro Marcelo de Jesus
Ainda não tinha anoitecido, mas, o público já estava na fila aguardando a abertura do Teatro Palácio das Artes Rondônia, para assistir a apresentação da Orquestra Amazonas Filarmônica através do Projeto Música na Estrada na noite de quinta feira 19.
A abertura do Teatro marcada para as 19h00, em virtude de queda no sistema de energia que abastece os teatros Guaporé e Rondônia, só aconteceu as 19h15. Com lotação parcial do teatro, o produtor nacional do Musica na Estrada Fernando Ramos anunciou o inicio do espetáculo.

Marcelo de Jesus

O maestro Marcelo de Jesus pode ser considerado além de ótimo regente como show man, sua simpatia conquistou o público que parcialmente lotou o Teatro na noite de quinta feira. “Temos como propósito fazer da música erudita um programa prazeroso e não cansativo” anunciou. E assim foi mostrando o repertório da Amazonas Filarmônica composto de obras clássicas que se tornaram conhecidas pelo grande público, ao serem utilizadas como trilha sonora de alguns filmes.
 De repente uma voz ecoa pelo teatro, e todos procuram de onde está vindo aquele som maravilhoso, do meio da plateia a cantora soprano Carol Martins surge cantando e encantando apenas o trecho de uma opera italiana.
O garotinho foi convidado a reger a Filarmônica
O show do maestro Marcelo continuou e para fazer a apresentação dos naipes de instrumentos, ele convidou algumas pessoas da plateia a subirem ao palco e os posicionou ao lado de cada conjunto instrumental e foi descrevendo ou contando a história de cada um. “As flautas são da família das madeiras, as trompas e os trompetes da família dos metais” e assim foi descrevendo cada naipe. O teatro quase vai abaixo quando o maestro convidou um garotinho para reger com ele uma das peças musicais, o menino mostrou que leva jeito e foi super aplaudido pelos presentes. Outra garotinha foi convidada assim como alguns adultos para falar sobre determinados instrumentos. “O maestro realmente fez a diferença nessa apresentação” saiu elogiando Hiran Brito. Seu Euro Tourinho apesar de ter gostado da apresentação, disse que por se tratar de uma filarmônica o maestro deveria ser mais “sério”.
A apoteose da apresentação e encerramento do Projeto Música na Estrada 2015, foi com a cantora Carol Martins acompanhada pela Amazonas Filarmônica cantando o clássico de Ary Barroso “Aquarela do Brasil”.
De pé o povo pedia mais uma, mais uma! Marcelo Jesus após apresentar de um por um os músicos de cada naipe de instrumentos, saiu do palco, foi mais uma brincadeira, porque logo em seguida surge de microfone em punho perguntando: “Qual música vocês querem ouvir novamente, a primeira ou a última?” o público optou pela primeira e a Orquestra atendeu e foi calorosamente ovacionada de pé.

Em Porto Velho o Projeto Música na Estrada contou com o apoio institucional do governo estadual, Fundação Palácio das Artes Rondônia - Funpar e apoio de mídia da Rede Amazônica de TV e Diário da Amazônia.

Nenhum comentário: