sexta-feira, 27 de novembro de 2015

LENHA NA FOGUEIRA


De um lado o rufar forte do ritmo do Maracatu, de outro, o som envolvente do Carimbó do Pará com os Mestres de Marapani e para alegrar mais um grupo de frevo mostra suas habilidades no Palco “Lampião”.
**********
Foi a programação da terceira noite do IX Encontro das Culturas Populares e Tradicionais que está acontecendo na cidade de Serra Talhada (PE) que ainda teve a famosa Lia da Ciranda. Lia está com 81 anos e é considerada uma das melhores cirandeiras do Brasil.
**********
Isso tudo depois de passar o dia todo nas reuniões de discussão sobre o futuro das Culturas Populares brasileiras com a participação do Secretário de Articulação Institucional do MinC Vinicius Voo.
**********
Porém a mais desgastantes foram as reuniões de articulação e formação de grupos que tem a pretensão de serem eleitos para o Colegiado das Culturas Populares cuja votação vai acontecer neste sábado. É guerra de foice.
**********
Os representantes dos sete estados da região Norte Acre, Amazonas, Rondônia, Roraima, Macapá e Para se juntaram aos representantes dos estados do Nordeste. A estratégia é colocar o maior número de Conselheiros no Colegiado, superando as regiões Sul e Sudeste. Acho que essa composição vai dar certo.
**********
Cada macro região tem direito a três acentos no Conselho e três suplência se seguirem ao Regimento ao pé da letra. Se a composição Norte Nordeste der certo podemos colocar mais de dez representantes na titulação das 15 cadeiras disponíveis. Vamos à luta companheiro!
*********
Depois da apuração e o anuncio dos eleitos o Encontro será dado como encerrado e aí mermão a nossa turma embarca numa viagem de ônibus que dura quase sete horas entre Serra Talhada e Recife. Tudo para não perder o avião que sai de Recife às 11 horas e ainda teremos que passar por São Paulo, Brasília e na madrugada de domingo desembarcar no Governador Jorge Teixeira em Porto Velho.
*********
Muita coisa boa está levando em nossa bagagem, muitas ideias e projetos que vamos fazer de tudo para colocar na mesa de discussão com os compromissados com as Culturas Populares em Rondônia.
**********
Não importa se fomos eleito ou não para o Colegiado brasileiros das Culturas Populares, A troca de experiência entre os parceiros de todo o Brasil nos fortalece na luta pelo desenvolvimento das Culturas Populares em Rondônia.
*********
Apesar de muito distante da capital Recife Serra Talhada é uma cidade pernambucana que respira cultura. Basta dizer que foi em Serra Talhada onde nasceu Virgulino o Lampião. No Museu do Cangaço você conhece toda a história dos “Heróis” do sertão Nordestino.
**********
 Pertinha de Caruaru Serra Talhada tal qual Porto Velho é cidade Polo. Tudo passar pela Serra por isso o PIB da cidade é dos melhores no estado de Pernambucol. A crise passa por detrás da Serra. Além de ser a capital do Xaxado é a cidade da boa acolhida. O calor é quase igual ao nosso o que me deixou a vontade e sem reclamar como reclamavam o pessoal do Sul.
**********
O segmento cultural mais representado no encontro foi Culturas Afro-Brasileiras, principalmente os de Religiões de Matrizes Africana – Terreiros. É Pai e Mãe de Santo pra tudo que é lado. É uma turma legal e muito receptiva. Fiz amizade com muitos Pais de Santo.
*********
Daqui a pouco serei considerado “Babalorixá”. Axé mifio.
********
Para encerrar, espero que o evento que começou ontem e termina hoje no Parque dos Tanques seja coberto de sucesso.
*********
No mais espero festejar minha eleição para o Colegiado Brasileiro das Culturas Populares. Axé!


Nenhum comentário: