segunda-feira, 16 de novembro de 2015

Mostra de cinema e direitos humanos começa hoje



 Com a exibição de sete filmes, começa nesta terça feira 17, a 10ª Mostra de Cinema e Direitos Humanos em Porto Velho.
O primeiro filme a ser exibido é Do Meu Lado (Diversidade religiosa), de Tarcisio Lara Puiati as 13h30 no Teatro Banzeiros. A abertura oficial da Mostra será às 19 horas com a presença da representante do Ministério das Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos Clara Grosse. Também está confirmada para a abertura a presença do bispo emérito Dom Moacir Grechi, referencia na defesa dos direitos humanos na Amazônia.
Na sessão especial de abertura o filme escolhido é “Betinho, a Esperança Equilibrista”, sobre o sociólogo e ativista Hebert de Souza. O documentário de longa-metragem será precedido pelo curta Abraço de Maré. A mostra segue até o dia 21 de novembro, na capital rondoniense. Fazem parte da programação 40 filmes entre curtas, médias e longas-metragens, divididos em três mostras: Homenagem, Panorama e Temática.  Todas as exibições são gratuitas.

Sobre as mostras: A Mostra Homenagem faz uma retrospectiva representativa das 9ª edições anteriores e exibe filmes premiados em cada edição, a Mostra Temática terá como foco Criança e Adolescente, e a Mostra Panorama reunirá 24 filmes produzidos a partir de 2011 no Brasil, França, Estados Unidos e Singapura, selecionados por meio de chamada pública.

A 10ª Mostra Cinema e Direitos Humanos no Mundo é uma edição comemorativa, que celebra esta iniciativa de fortalecimento e disseminação da cultura e da educação em Direitos Humanos. Ela foi lançada para celebrar o aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos, proclamada pela Assembléia Geral das Nações Unidas, em 10 de dezembro de 1948.

Parceiros locais apóiam a Mostra e dão suporte para que esta importante forma de difusão sociocultural colabore com a conscientização da população sobre os direitos fundamentais da dignidade humana: Prefeitura de Porto Velho, Secretaria Municipal de Educação, Fundação Cultural de Porto Velho, Governo do Estado de Rondônia, Secretaria de Ação social, Unir- Universidade Federal de Rondônia, Escola da Magistratura de Rondônia- Emeron, OAB e Eletrobrás.

Nenhum comentário: