terça-feira, 3 de novembro de 2015

ABERTURA DOS JOGOS INTERMUNICIPAIS EM CACOAL

Rondonesporte/Redação

Ana Celia Santos Porta estandarte nota Dez
Uma bonita festa com diversas apresentações culturais e centenas de pessoas, autoridades em geral marcou a abertura da 9ª edição dos Jogos Intermunicipais de Rondônia, na noite de sexta-feira, 30, no Ginásio Poliesportivo Senador José Ronaldo Aragão em Cacoal.
A competição que será realizada de 30 de outubro a 14 de novembro, organizada pelo Governo de Rondônia por meio da SEJUCEL em parceria com a Prefeitura de Cacoal por meio da AMEC. Mais de dois mil atletas, dirigentes e profissionais estão envolvidos disputando 13 modalidades esportivas, que começou sábado dia 31 com as disputas do Handebol, Basquete, Atletismo e Capoeira.
Atividade cultural como a do Grupo do Boi Corre Campo de Porto Velho (Campeão do Arrraial Flor do Maracujá 2015); Apresentações de grupos de danças da cidade; apresentação da Banda Católica Régis e Filho de Cristo, Tamires Von Rondon, danças de salão, Academia Ritimus, CERNIC, Academia Harmonia, deram um brilho total na abertura.
O bumbá Corre Campo convidado especial da AMEC foi o encarregado do encerramento da programação cultural e apresentou um superespetáculo, o que fez com que os presentes aplaudisse de pé o Grupo Folclórico dirigido pela professora Maria José Brandão – Dona Branca.
A entrada da bandeira do JIR 2015 foi conduzida com os homenageados ex – atleta Simone de Oliveira e Paulo Lenzi , Alaor Toledo e a ex – atleta Helena Pereira dos Santos.
A bandeira da AMEC foi conduzida pelos parceiros do JIR 2015 da equipe cacoalense, Lidia Yassuda, Bruno Henrique Deiró, Paulo Roberto e Fagner Mello.
O atleta Alexei Jardim, da modalidade de voleibol de Cacoal fez o juramento dos atletas em nome de todos os competidores. O arbitro Osmar Assunção, fez o juramento em nome dos árbitros que estão trabalhando no JIR.
Lorena a jornalista sinhazinha da Fazenda

O ponto alto da festa foi na hora de acender a Pira (Fogo simbólico) símbolo dos jogos. Os índios João Chamuai Surui e Monejo Suruí acenderam a chama se valendo da tradição milenar de procedimento de fricção de dois paus até surgir a brasa que deu vida a “Tocha”, nesse momento os aplausos ecoaram no ginásio Ronaldo Aragão. “Foi emocionante” disse o técnico da Prefeitura Romeu um dos responsáveis pela realização do evento.
O prefeito Franco Vialetto disse que Cacoal recebe com muita honra os amigos para congraçamento do esporte. “Aqui serão feitas amizades, reforçados laços de união, valorizados esforços e experiências”, destacou acrescentando também que os municípios devem ser o maior incentivador do esporte, transformando-o em ferramenta para a promoção da inserção social, valorizando virtudes como a disciplina, ética e superação de desafios formando novas gerações saudáveis compromissadas com o futuro do Brasil.
O Superintendente da FUNCEL Rodnei Paes disse que o inevestimento no esporte e na cultura do estado é uma das metas do governador Confúcio Moura. “Por determinação do governador sempre estaremos apoiando os eventos esportivos e culturais no estado”, finalizou.

Nenhum comentário: