quinta-feira, 26 de novembro de 2015

Culturas Populares - Encontro em Serra Talhada

Com as apresentações dos grupos folclóricos “Boi da Cara Branca” e “Os Cabras de Lampião – Xaxado” foi aberto na Estação do Forró em Serra Talhada (PE), o IX Encontro das Culturas Populares e Tradicionais do Brasil.
Autoridades do Ministério da Cultura e da prefeitura de Serra Talhada discursaram exaltando a iniciativa do Ministro da Cultura em levar o evento para Serra Talhada cidade que fica ha mais de 400 km da capital Recife e que só tem acesso via terrestre. “Graças ao esforço do nosso prefeito e a compreensão do Ministro Juca Ferreira esse encontro esta acontecendo aqui em Serra Talhada que já é considerada a capital do Xaxado e agora passa a ser considerada a Capital da Cultura Popular”, disse o secretário municipal de Cultura.
Os fóruns com as discussões sobre as políticas públicas começam na realidade na manhã desta quinta feira 27 e terminam no sábado 28, com a eleição dos Colegiados das Setoriais e do representante do Pleno.
Nesta quinta feira 27, o Seminário Cultura e Pensamento: Arte na Diversidade Cultural - Um dos objetivos do encontro, cujo anfitrião será o ministro da Cultura, Juca Ferreira, é debater a necessidade de uma compreensão ampla das expressões culturais. O evento começa com um debate sobre Arte na Diversidade Cultural – Ética e Estética. Mediada pelo secretário de Políticas Culturais do MinC, Guilherme Varella, a discussão contará com a presença do escritor e pesquisador Bráulio Tavares, do jornalista e escritor Raimundo Carrero, do poeta, repentista e cantador Mestre Bule Bule e da quebradeira de coco babaçu e quilombola Mestra Dona Digé. 
No sábado, às 9h, será realizada mesa com o tema O protagonismo cultural e o diálogo entre os saberes. Estarão presentes o historiador, escritor, professor e dramaturgo Adriano Marcena; o antropólogo e professor da Universidade de Brasília (UnB) José Jorge de Carvalho; e a raizeira e especialista em farmácia tradicional Mestra Lucely Pio. 

Às 11h do sábado, ocorre o último debate, com o tema A influência do Sertão nas identidades culturais do povo brasileiro. Participam o escritor e pesquisador Anildomá Willians de Souza, especialista em história do cangaço; o poeta e pesquisador de cultura popular Ésio Rafael; e o jornalista, poeta, fotógrafo e diretor do Departamento de Patrimônio Imaterial do Iphan, TT Catalão.

Para o secretário Guilherme Varella, esta edição do seminário vem para destacar a diversidade da cultura brasileira, valorizando expressões muitas vezes ignoradas ou discriminadas por não se encaixarem no perfil branco, cristão e capitalista, como as dos terreiros, quilombolas, indígenas e das periferias das grandes cidades. 

"As políticas culturais não podem ser pensadas com ênfase exclusiva nas manifestações artísticas consolidadas. Precisamos incorporar a diversidade, o maior patrimônio cultural da população brasileira, cultivando infinitas possibilidades de criação simbólica, como modos de vida, crenças religiosas e identidades", destaca Varella. 

O IX Encontro de Culturas Populares reúne representantes das setoriais: Artesanato, Patrimônio Imaterial, Culturas Populares, Culturas Afro Brasileiras e do Colegiado Indígena.
Estação do Forró

A Estação do Forró conta com espaço para realização de multi-eventos, Academia de Letras de Serra Talhada, Feira de Artesanato, Praça de Alimentação e o mais visitado Museu do Cangaço. O Capitão Virgulino nasceu em Serra Talhada e ficou famoso como Lampião. “Já não sabemos se Lampião foi herói ou bandido, pra nós de Serra Talhada ele foi e é muito importante”, disse o secretário de cultura.

Com todo mundo arrastando a sandália no chão, a primeira noite do evento terminou com a dança do xaxado comendo no centro.

Nenhum comentário: