domingo, 15 de novembro de 2015

Semana da Consciência vai até sexta feira

A Semana da Consciência Negra em Porto Velho começou ontem dia 14, com o show do Grupo de Samba Kizomba Axé na Casa da Cultura Ivan Marrocos e só será encerrada na próxima sexta feira dia 20 dia consagrado a Zumbi dos Palmares com a Conferência Estadual, Posse do Conselho Estadual e evento cultural e religioso.
Apesar de oficialmente a programação só começar nesta segunda feira com a abertura as 19h00 no Teatro Banzeiros que contará com a presença da embaixadora de Barbados Yvette Goddar, do ex-secretário Executivo da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Presidência da República Geovanny Harvey e a primeira Desembargadora negra do país, Luislinda Dias de Valois Santos, além de autoridades constituídas do estado de Rondônia como Governador Confúcio Moura e municipais Prefeito Mauro Nazif, desde sexta feira passada dia 13, a equipe da coordenação visitou e participou de vários programas de televisão concedendo entrevista divulgando a programação.
Geovany Harvey o primeiro convidado a desembarcar no aeroporto Jorge Teixeira em Porto Velho, participou de vários programas televisivos falando sobre a igualdade racial.
Neste domingo pela manhã a embaixadora de Barbados a partir das 9h00, participa de culto na 1ª Igreja Batista localizada a rua Presidente Dutra esquina com a Duque de Caxias no bairro Caiari e depois embarca para Guajará Mirim e visita o Museu da Estrada de Ferro Madeira Mamoré daquela cidade.
A Semana da Consciência Negra em Porto Velho tem como tema “Conhecimento a Serviço da Igualdade de Raças: Contribuição Brasil – Barbados”.
O objetivo é debater a inserção do negro na sociedade por meio de atividades culturais em locais públicos da cidade como a exibição de filmes, palestras, exposição fotográficas e atividades educativas.

Um dos temas a serem discutidos em uma audiência pública é a questão das cotas raciais em concursos públicos baseada da Lei 12.990. Também haverá debate a respeito da lei sobre o preconceito de raça ou cor, a Lei 7.716 e legislações que asseguram os direitos dos negros.

Programação Oficial

Até o final deste mês - Exposição de fotografias e artes plásticas na Galeria Afonso Ligório da Casa da Cultura Ivan Marrocos – aberta a visitação pública no horário das 9h00 as 20h00 diariamente.
Segunda-feira - (16) A partir das 19h, no Teatro Banzeiros Abertura Oficial e lançamento da Semana da Consciência Negra
Terça-feira - (17) A partir das 14h, no Teatro Banzeiros Exibição do filme "Félix, o herói da Barra (Direito da População Afrodescendente)".
Quarta-feira - (18) Das 8h às 12h e das 14 às 18h, no Teatro Guaporé
Seminário "Conhecimento a Serviço da Igualdade de Raças: Contribuições Brasil - Barbados".
Quinta-feira - (19) A partir das 9h, na Assembléia Legislativa Audiência Pública.
A partir das 14h, no Rondon Palace Hotel Abertura do Fórum Estadual de Debates Sobre Políticas Públicas Afirmativas Raciais.
Sexta-feira - (20) Conferência Estadual, Posse do Conselho Estadual e evento cultural e religioso.

Nenhum comentário: