quarta-feira, 11 de novembro de 2015

Lenha na Fogueira - 12.11.15


Começamos a coluna lamentando o falecimento da querida Tia Nôa a líder comunitária do Marcos Freire e por que não dizer da Zona Leste.
*******
Conheci Tia Nôa em meados da década de 1990, no chaveiro Gold do Manelão, aonde ela ia sempre conversar sobre política.
********
É isso mesmo, dona Flauzina Fialis Diniz a Tia Nôa como era realmente conhecida, foi durante parte da sua vida militante política, participante mesmo daquelas que ia pra luta, batendo de porta-em-porta pedindo voto para o candidato que fechasse apoio com ela.
********
Muitas e muitas vezes a gente saia do Chaveiro Gold na boca da noite e ia direto para o Bairro Marcos Freire onde morava Tia Nôa ali éramos recebido com aquele sorriso e aquele cafezinho feito na hora no coador de pano.
*******
As paredes de sua casa, eram cheias de santinhos de políticos, bastava que ela estivesse apoiando o partido ou a coligação. Não interessava o candidato o importante era a coligação.
********
O trabalho da Tia Nôa não se limitava apenas em campanha política, ela saia colhendo doações de alimentos, roupas etc. para distribuir com as pessoas carentes da comunidade. Muitas vezes abrigava quem não tinha onde dormir em sua casa.
*********
Mãe de 11 filhos tendo mais de 20 netos e bisnetos Tia Nôa de sua atitude em vida uma lição de amor e respeito ao próximo. Lembro que toda vez que nos encontrávamos seja la onde fosse, ela sempre nos cumprimentava com aquele sorriso e a frase: “Como vai você meu filho, ta com saúde, a família vai bem?”. Era assim.
********
Não dizer se a Tia Nôa chegou a ser agraciada com alguma comenda pela câmara de vereadores. Se não foi ainda está em tempo.
********
Sugiro que dêem o nome da principal rua do Bairro Marcos Freire de Tia Nôa. Tem que ser TIA NÔA  e não seu nome de batismo. Poucos sabiam seu o nome de batismo. Nem mesmo a nossa turma, que em outros tempos não saia da casa da Tia Nôa.
********
Seu corpo foi merecidamente transportado para o cemitério Jardim da Saudade no Carro de Bombeiros na última terça feira dia 10. Tia Nôa estava com 77 anos de idade. Estou com muita saudade da Tia Nôa. Descansa em paz guerreira!
*********
Mudando de assunto. Hoje estaremos participando da Jornada Literária do Sesc conta a história do Boi Bumbá em Porto Velho. Nossa participação está marcada para começar as 18h00 na quadra do Sesc Esplanada.
********
Vai lá conhecer a verdadeira história da brincadeira de boi bumbá. Além de relatar como a brincadeira chegou em Porto Velho, nossa equipe encena o “Auto do Boi”.
*******
Quem também está na programação da Jornada Literária do Sesc é o Poeta Mado com o espetáculo teatral Solo e Outros com inicio às 20 horas também na quadra do Sesc Esplanada.
*******
A contadora de história Adriana a Cruz veio do Pará para ministrar a Oficina de Contação de História. O evento está acontecendo na sala de dança do Sesc.
*******
A professora Doutora Nair Gurgel também participa com seu livro Encantos do Rio Madeira, Histórias Ribeirinhas no Audicine Sesc.
*******
A Semana Literária do Sesc também conta com exposição de fotografias, e outras atividades como a da turma da Arigoca.
********
Outra programação super bacana é o Simpósio de Música que está acontecendo na UNIR Centro. As atividades desse Simpósio acontecem durante todo o dia. Vai lá músico acadêmico.
********
Vamos parabenizar os BOTAFOGUENSES pela volta do time da Estrela Solitária à elite do futebol brasileiro.

********
Enquanto isso meu Vasco da Gama...Vai permanecer na ELITE do futebol sim. O Corinthians jamais festejará o título de 2015 em nossa casa São Januário. Fui pro Sesc!

Nenhum comentário: