quarta-feira, 18 de novembro de 2015

Governador entrega Medalha do Mérito

Texto Emerson Machado


Assis Neto recebeu a Medalha  pelo seu avô Assis Gurgacz

Foram entregues esta semana no Teatro Guaporé, na capital rondoniense, a Insígnia de Ordem ao Mérito Marechal Rondon – prêmio máximo entregue a pessoas que se destacaram pelos serviços prestados ao Estado de Rondônia. Na ocasião, foram 29 agraciados, sendo alguns deles personalidades conhecidas do povo rondoniense, como o líder indígena Almir Suruí, a educadora Glória Valadares Granjeiro e Assis Gurgacz, que foi representado na ocasião por Assis Gurgacz Neto.

A comenda Marechal Rondon foi criada em 1982 pelo então governador Jorge Teixeira. De acordo com o governador Confúcio Moura, ela é entregue a pessoas que ajudam no desenvolvimento do Estado. “É muito importante este reconhecimento, pois valoriza as pessoas que trabalham para Rondônia e a população que aqui vive”, disse a autoridade. Ele foi acompanhado na entrega pelo secretário-chefe da Casa Civil, Emerson Castro, entre outras personalidades.
Miguel Arcanjo (e) o mais entigo comerciante de Porto Velho
 O governador também explicou que um grupo de pessoas de reconhecida intelectualidade faz a escolha dos homenageados com a comenda ano após ano. “Às vezes, recebemos algumas pessoas se perguntando por que não receberam a homenagem ainda, mas é importante explicar que a medalha nunca é entregue duas vezes a uma mesma pessoa e, ano a ano, novos agraciados serão chamados para receberem o grau de cavaleiro na solenidade”, disse Moura.

EMOÇÃO E TRAJETÓRIAS INCRÍVEIS

Em entrevista ao Diário da Amazônia, Assis Gurgacz Neto se disse honrado em poder representar o avô na ocasião. “Assim como Marechal Rondon, meu avô, com a Eucatur puderam abrir os caminhos por Rondônia e trazer aqueles que construiriam este Estado. Por isso, é uma emoção muito grande poder receber esta medalha, que reconhece a trajetória do meu avô, que tanto orgulha a família Gurgacz”, disse.

O líder indígena Almir Suruí também destacou a importância do reconhecimento, pois é um notório ativista pelos povos indígenas de Rondônia. O próprio governador Confúcio Moura destacou a importância do líder para o Estado e, também, para o Brasil, pois para Moura ele é “o que mais representa Rondônia no exterior, onde ministra palestras e defende a preservação ambiental”.

MEDALHAS
 
Alex Palitot recebeu sua comenda das mãos do governador
No início da cerimônia, o próprio Confúcio, como grão-mestre da Ordem do Mérito Marechal Rondon, entregou diploma e colar da ordem, no grau de oficial, ao secretário-chefe da Casa Civil, Emerson Castro. O secretário-chefe da Casa Militar, tenente-coronel Maurício Gualberto, recebeu a medalha no grau de oficial, juntamente com a secretária de estado da Educação, Fátima Gavioli, o superintendente de Cultura, Esporte e Lazer Rodnei Paes e a historiadora Yêdda Borzakov.

Foram agraciados com a comenda: Almir Suruí, Aloísio Miugusto da Silva, Andréia Silva Brito, Gervásio Alves Feitosa, Glória Valladares Granjeiro, Jean Pierre Angenot, Ludicéia Maria Lisboa Monteiro, Pedro Albino Aguiar, Raimundo da Silva Maia, Silvio Carvajal Feitosa, Ubiratan Poty, Vaneide da Silva Santos, Juan Miguel Villalobos Salcedo, Juarez Américo do Prato, Marco Antônio de Faria e Sandra Aparecida Silvestre de Frias Torres.

Nenhum comentário: