domingo, 15 de fevereiro de 2015

LENHA NA FOGUEIRA - 15.02.15

Bloco Murupi concentra e desfila a partir das 21 horas pelo circuito Caiari



Lenha na Fogueira

O carnaval está chegando ao fim  o que nos leva a fazer uma breve análise do que aconteceu até sábado.

**********
Desde o dia 24 de janeiro que o porto-velhense vivencia a folia de Momo pelas ruas da cidade centenária. O que notamos em todos os blocos que já se apresentaram foi a reduzida frequência de foliões principalmente na pipoca.

**********
Pra quem não sabe, é pela frequência e animação dos foliões que brincam na pipoca, que a coordenação dos blocos sabem se o seu bloco está bom ou não, por isso o folião “pipoqueiro” tem sua importância.

*********
Essa baixa participação dos foliões nos blocos que já se apresentaram, muitos dizem que é em função do terrorismo que os órgãos de defesa civil tem provocado, ao divulgarem todos os dias que “A enchente vem aí de novo”. O que eles da Defesa Civil sabem que não é verdade, como já disserem. “O rio vai encher mas, não na proporção da cheia do ano passado”.

*********
Mesmo assim insistem em ficar divulgando que a cheia vem aí. Isso pode ser considerado irresponsabilidade. Essa divulgação faz com que o folião não adquira o abadá do seu bloco preferido com medo de não acontecer o desfile.
*********
O único bloco que conseguiu vender odos os abadas foi a Banda do Vai Quem Quer. Acontecer que a Banda é a Banda o maior e melhor bloco da região Norte e um dos melhores do Brasil.  
E o caso do Galo da Meia Noite!

Esse foi mais complicado pois, não conseguiu nem desfilar, pois segundo seus diretores a fábrica responsável pela confecção dos abadás, não cumpriu com o contrato ao não despachar para Porto Velho a mercadoria em tempo hábil.

*********
A diretoria do Galo até chegou a anunciar que o bloco desfilaria no dia 21, porém a Polícia Militar informou ao Ministério Público (Não sei o que o MP tem a ver com liberação ou não de desfile de bloco carnavalesco), que não tinha como deslocar policiais para fazer a segurança do bloco da família Caula.

*********
O estranho nisso tudo, é que no mesmo dia e local, vão desfilar também os Blocos Tô de Folga que é formado por policiais militares e o Bloco Axé Folia que é dirigido pelo filho de um Coronel da PM.

********
Como é que para essas agremiações existe contingente policial para atuar e no Galo da Meia Noite não. Aí é que o MP deveria entrar na parada e questionar o porque dessa atitude.

********
Basta lembrar que o cidadão filho do Coronel liberou o desfile de CINCO blocos em seu nome. Eu disse CINCO BLOCOS o que fica caracterizado que o cidadão de carnavalesco tem muito a ver com MERCANTILISTA sendo assim ele deveria contratar segurança particular para garantir a integridade física dos seus compradores de abadá.

*******
Aí as autoridades concordam com um absurdo desses e deixam uma entidade que se apresenta há mais de vinte anos o que lhe dá o título de TRADICIONAL fora do carnaval para atender uma entidade totalmente comercial.

********
É bom que se analise melhor quem promove cultura . De quem utiliza o termo cultura para ganhar dinheiro. Isso é bloco mercantilista, os caras não estão preocupados com a segurança dos foliões e nem com a preservação da nossa cultura, eles querem saber é o quanto vão lucrar com a venda de abadá. É aí que o MP tem que aturar e tirar a obrigação do governo garantir de graças (para os donos dessas entidades a segurança feita pela PM).

********
Talvez a diretoria do Galo da Meia Noite seja a maior responsável pelo não desfile do bloco este ano, mas, a Polícia Militar praticamente impedir que o bloco desfilasse em outra data não está certo.

********
Mudando de choradeira. Hoje temos o desfile do Bloco Murupi. O único bloco a se apresentar no domingo de carnaval é muito privilégio para uma entidade quer não coloca na rua cinco mil foliões.

********
Tá saindo sozinho porque praticamente obrigou a Liga dos Blocos a tirar o Leva Eu da parada. De qualquer maneira, como diz o ditado: “Se não tem tu vai tu mesmo”. Vamos brincar carnaval no bloco que já foi do SINTERO e virou pimenta MURUPI..

**********
Tô em dúvida. Como não vai ter desfile de escola de samba em Porto Velho neste carnaval, quero dizer hoje e amanhã. Ou eu vou para Guajará Mirim desfilar pelo bloco do meu amigo Jesus o “Periquito da Madame” ou para Costa Marques desfilar na escola “Unidos do Guaporé” da família Gonçalves. Viva o Carnaval! 

Sesc Rondônia vai entrar na folia neste carnaval
O Serviço Social do Comércio no estado já realiza os últimos ajustes para a execução do tradicional carnaval “Sesc & Folia”, que neste ano de 2015 acontece nos dias 15, 16 e 17 de fevereiro com uma vasta programação. A atividade dedicada ao público infanto-juvenilacontecerá na quadra coberta do Sesc Esplanada em Porto Velho, com início sempre às 16 horas e término às 22h. A entrada para comerciário será um quilo de alimento não perecível. Quem não tem a carteirinha garante o passaporte com 2 kg de alimentos. O Sesc Esplanada fica localizado à rua Presidente Dutra, n° 4175, Bairro Olaria.
A festa, que nesta 35ª edição recebe o tema “38 Anos de Alegria - O Carnaval Solidário” vai contar com a presença dos DJ’s Jone e Vanderlan com uma programação musical variada, indo desde as tradicionais marchinhas de carnaval até o axé. “Vai ter música para todos os gostos, além de um vasto cardápio na praça de alimentação” garantiu Tico Marinheiro, recreador do Sesc e organizador do evento.
A folia começará no domingo. Já na segunda (16) o destaque ficará por conta do desfile do Bloco da Alegria, composto pelo grupo da terceira idade do Sesc e também pela Batalha de Confete e Serpentinas. Neste mesmo dia acontece a primeira eliminatória do Concurso de Fantasias.
No terceiro e último dia, conhecido como a “terça gorda” além da realização do desfile do Rei Momo, todos os participantes conhecerão os vencedores concurso. O primeiro lugar na categoria infantil levará para casa uma bicicleta. O vencedor da categoria juvenil também receberá o mesmo prêmio.
“O carnaval do Sesc além de ser um dos únicos sobreviventes quando se fala em carnaval de salão em Porto Velho é também um dos mais tradicionais. A estimativa de público é sempre superada a cada ano. Essa é uma oportunidade que o comerciário tem para brincar e se divertir com toda a sua família” destacou o presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac, Raniery Araujo Coelho.
Em 2014 o Sistema não realizou o carnaval em virtude da cheia do Madeira, que desabrigou e desalojou centenas de famílias na capital. Todos os alimentos arrecadados durante este carnaval serão repassados para o programa Mesa Brasil do Sesc, que realiza atividades durante todo o ano com as instituições cadastradas. Outras informações pelo telefone (69) 3229-6006, ramal 224. Fonte: Renata Vannier
 Areal a capital do carnaval em Porto Velho       
O carnaval de rua de Porto Velho ganhou uma nova referencia este ano. O título de “Capital do Carnaval” que até bem pouco tempo pertencia ao bairro Caiari agora está com o bairro Areal.

O título veio, graças a nova configuração dos circuitos carnavalescos da cidade, que colocou os blocos Areal Folia, Até que a n oite vire dia, Us Dy Phora e Canto da Coruja desfilando pelas mesmas vias, ou seja a Alexandre Guimarães, Rogério Weber, Rio de Janeiro e 13 de Setembro. Com essa nova configuração o circuito Areal passou a concentrar o maior contingente de foliões num mesmo perímetro da cidade no caso, o bairro do Areal.
Na última sexta feira o circuito registrou o maior número de foliões até então registrado nos desfiles carnavalescos deste ano com as apresentações dos blocos Us Dy Phora e o Canto da Coruja, que levaram pelas ruas do Areal mais de 20 foliões dentro de seus cordões como na chamada pipoca.
O melhor disso tudo, foi que pelo menos até onde acompanhamos os blocos, nenhuma ocorrência de casos de violência havia sido registrada.

Programação
Neste domingo o carnaval prossegue com a seguinte programação:
Das 16 as 20 horas no Campo Florestão (Zona Sul) acontece o carnaval do Furacão Kid uma programação carnavalescas voltada para as crianças.
O Bloco Murupi concentra as desfila a partir das 21 horas pelo circuito Caiari rua Pinheiro Machado, Joaquim Nabuco, Carlos Gomes e Presidente Dutra.
Segunda feira dia 16 quem desfila é o bloco Jatuarana Sul que tem a concentração marcada para as 20h00 em frente ao Campo de Futebol Florestão e o desfile para 22h00 na rua Jatuarana

Nenhum comentário: