quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

Lenha na Fogueira - 05.02.15


Por acaso você sabe como é feita a divisão da cidade de Porto Velho?
********
Quero dizer, aonde começa a Zona Norte e a Zona Sul. A cidade tem Zona Oeste se tem, aonde começa já que pra todo mundo, pra cima da Jorge Teixeira é Zona Leste e pra baixo é Centro!

*********
Qual o órgão responsável por essa divisão territorial? Ninguém na prefeitura sabe informar sobre esse questionamento.

********
A mesma coisa acontece com a HISTÓRIA dos nossos bairros. Ninguém sabe informar sobre como surgiu a maioria dos bairros que formam a cidade de Porto Velho e suas Zonas.

*******
Na Câmara Municipal são poucos os documentos que dão conta da criação de bairros em Porto Velho. A maioria dos bairros da nossa cidade são frutos de invasão e seus nomes são colocados aleatoriamente, ou melhor, ao bel prazer dos invasores, sem passar pela aprovação dos vereadores.

********
A única coisa que encontramos com facilidade nos anais da Câmara dos Vereadores são Projetos de Lei mudando nome de rua o que de vez em quando, causa o maior transtorno aos carteiros e oficiais de justiça.

*******
Agora mesmo a Federação das Escolas de Samba de Rondônia –Fesec foi vítima dessa mudança de nome de rua. Até bem pouco tempo, o endereço da sede da Federação era a Rua Quintino Bocaiúva no bairro Olaria.

********
Para surpresa dos dirigentes da entidade, a Conta de Luz chegou esses dias, com o nome da rua mudado.

Agora a rua Quintino Bocaiúva chama-se Marco Aurélio Gusmão. É claro que seu Marco Aurélio merece ter seu nome gravado para sempre num logradouro de Porto Velho, mas, por que trocar o nome da Quintino Bocaiúva se existe centenas de ruas sem nome, ou com nome que não dizem nada e não contribuem com a nossa história e cultura!

********
Vai ver que faz tempo que o nome da Quintino foi trocado, porém só agora o Talão de Luz da Eletrobrás veio com o nome de Marco Aurélio o que deixou a turma da Fesec em dúvida, pois precisava anexar um documento de comprovação de endereço na documentação enviada a Funcultural e no CNPJ da entidade consta o nome da Quintino Bocaiúva, no Alvará expedido recentemente pela prefeitura, também consta Quintino Bocaiúva. É como diz o Carlão Sperança, Coisa de Louco!

********
Já que entramos no assunto, as ruas do conjunto construído e inaugurado que recebeu os moradores do Bairro da Balsa, e fica do outro lado do rio Madeira ou do lado de lá da Ponte, tem um bocado de rua tudo bem traçada, asfaltada coisa bacana.

********
Só que rua 1 rua 2, 3 e por aí vai. Por que não colocam nas ruas daquela Vila, nomes de pessoas que fizeram alguma coisa pela nossa cidade. Por exemplo: Rua Dona Cotinha Rezadeira, Dona Chiquinha Tacacazeira e de outras pessoas que se destacaram de alguma maneira em Porto Velho?

********
Já tem a rua Jerônimo Santa, Paulo Queiroz, Eduardo Valverde, Manoel Mendonça, Ferreira Rei Momo, Cabo Piaba, Bino Alencar?

********
São pessoas que merecem ser nome de rua ou de qualquer logradouro público. O Flávio Daniel carnavalesco dos bons, tem vergonha em dizer o nome da sua rua, sabe como é? RUA DO CARAMUJO!

********
Precisamos senhores vereadores, olhar com mais carinho para os nomes dos nossos espaços públicos. Não é trocando o que já existe por outro que vocês vão ganhar eleitores não!

********
Por falar em vereador, parabenizamos nosso amigo Fogaça pela volta à Câmara. Esse sabe das coisas! Olha “jabá”!

********
Hoje as 9h00 da manhã, no Calçadão Manelão em frente ao Mercado Cultural, será lançado O Carnaval Solidário. Vamos lá!

Nenhum comentário: