quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

Lenha na Fogueira - 06.02.15




Ontem participei como carnavalesco integrante da Banda do Vai Quem Quer e da Federação das Escolas de Samba, de um ato muito bacana.

**********
Foi o lançamento do Carnaval Solidário, uma idéia dos dirigentes da Secretaria Municipal de Projetos Especiais e Defesa Civil – SEMPEDEC que tem a frente o secretário Marcelo Bessa e o adjunto José Pimentel e que conta com a parceria da Funcultural de Porto Velho no momento sob a direção do Jorge – Jorjão já que o Marco Nobre encontra-se de “licença maternidade”.

********
Durante a solenidade que contou também com a adesão do Comandante da 17ª Brigada de Infantaria de Selva General Novaes – O General da Cultura, pude observar, o quanto o mundo é pequeno e suas voltas sempre passam pelo mesmo lugar, porém, em momentos diferentes.

********
Ano passado por esse tempo, estávamos participando de reuniões com o prefeito, Ministério Público e Poder Judiciário, no sentido de conseguirmos a liberação para que os Blocos Carnavalescos desfilassem, já que o prefeito havia decretado Estado de Calamidade Pública no Município de Porto Velho.

********
Era todo mundo tenso, as discussões eram bastante acirradas entre os advogados representantes das entidades carnavalescas e os promotores do MP.

********
Virou disputa jurídica e performance de advogados e promotores, cada um querendo “aparecer” mais que o outro. Até que os Promotores conseguiram que os desfiles fossem cancelados, o que era uma vontade do prefeito também, em virtude da Cheia do Madeira.

********
Naquela ocasião nós (leigos), dissemos ao prefeito, que a cheia do rio Madeira não afetaria em nada os desfiles carnavalescos, o representante do Bloco Us Dy Phora deu uma aula sobre a enchente da Baixa da União e apesar de ter sido aplaudido por todos, na hora “H” foi voto vencido.

********
O interessante era que naquelas reuniões a Defesa Civil, aliás, nenhum órgão de Defesa Civil, Municipal, Estadual ou Federal, comparecia às reuniões, era só Promotor, Prefeito, Secretário da Cultura e Corpo de Bombeiros.

*******
Eles venceram e o carnaval foi para o mês de julho, causando prejuízo aos seus promotores, prejuízos que até hoje não foram sanados. Basta lembrar, que a Empresa que alugou os trios elétricos que puxaram a maioria dos blocos, não receberam nenhum tostão. Essa despesa deve ser sanada no carnaval deste ano e olhe lá, pois a venda de abada está muito fraca.

********
Este ano, apesar de nas reuniões do ano passado prometerem que ajudariam os blocos, dispensando o pagamento dos emolumentos municipais nada disso aconteceu até agora.
********
Bom! Ontem, durante o lançamento do Carnaval Solidário a coisa foi totalmente deferente. Inteligentemente o pessoal da Defesa Civil viu que os Blocos de Carnaval e as Escolas de Samba são grandes aliados quando o negócio é arrecadar donativos para as prováveis vítimas da enchente do rio Madeira. O Coronel José Pimentel acredita que a enchente desse ano vem, mas, não chegará nem perto da do ano passado. Tomara que ele esteja certo!

*********

Essa ação que aconteceu ontem, deveria ter acontecido há Um Ano. Em vez de cancelarem o carnaval em 2014, deveriam ter pensado nos Blocos e nas Escolas de Samba como potenciais aliados. Teriam arrecadado muito mais donativos e ficar bem na foto com os carnavalescos.

********
Pela ótima idéia do Carnaval Solidário a Defesa Civil Municipal e a Funcultural merecem todos os elogios possíveis.

********
Pela adesão maciça, os Blocos e das Escolas de Samba merecem todo nosso respeito.

*********
Volto a afirmar: “Carnaval é a brincadeira mais séria da face da terra”, o resto é “Petrolão”!

Nenhum comentário: