sexta-feira, 27 de junho de 2014

Morre Afonso Locks o correspondente do Cone Sul




Em homenagem à memória do jornalista correspondente do Diário da Amazônia no Cone Sul de Rondônia,  Afonso Locks falecido na madrugada de ontem 27, no Hospital de Base em Porto Velho, vamos publicar a entrevista que fizemos com ele e que foi publicada na edição do dia 18 de agosto de 2013.
Afonso conta que por engano veio parar em Rondônia: “Ao ver o nome Ariquemes na rodoviária de Cascavel achei bonito e como tinha 17 dias para assumir o cargo de escrivão no fórum de Curitiba, pensando que Ariquemes ficava perto, comprei passagem na Eucatur e quando dei por mim, estava em Rondônia”.  Afonso por 16 anos atuou como Frade Capuchino no Paraná e ao deixar a vida religiosa, passou no concurso para escrivão do fórum de Curitiba e então aconteceu o episódio narrado acima. Além de correspondente do Diário da Amazônia foi até ontem 27, editor do jornal “Correio de Noticias”.

E N T R E V I S T A

Zk – Há quanto tempo você milita na imprensa?
Afonso Locks – Praticamente há vinte sete anos. Comecei na década de oitenta, inclusive duas vezes funcionário do jornal Diário da Amazônia. A primeira durante sete anos quando saí e fui para a Folha de Rondônia onde fiquei por 13 anos e agora de novo estamos aqui no Diário como correspondente no Cone Sul de Rondônia.

Zk – Você veio pra cá de onde?
Afonso Locks – Vim do estado do Paraná em 1983 e logo em seguida trabalhei um período no governo estadual na época do Teixeirão, depois acabei pedindo demissão coisa que não consegui, pois o governo não aceitou me demitir e então me demiti por conta própria.

Zk – Por que o governo não aceitou seu pedido de demissão?
Afonso Locks – Morava em Vilhena e então vim à Porto Velho pedir demissão e não aceitaram, aí achei um carimbo da Ilza Caculakis e carimbei minha carteira de trabalho dando baixa e eu mesmo assinei e retornei a Vilhena. Ainda depositaram na minha conta seis salários. Peguei o dinheiro e fiz um depósito na justiça em nome do governo estadual.
Zk – Em qual órgão do governo você prestava serviço?
Afonso Locks – Era lotado na prefeitura de Vilhena no gabinete do prefeito Élcio Carlos Rossique era o vice-prefeito do Vitório Abraão que havia sido cassado. Minha função como assessor parlamentar, era elaborar os Projetos do executivo que eram encaminhados à câmara de vereadores.

Zk – E a imprensa?
Afonso Locks – Na assessoria parlamentar observei que tínhamos pouco acesso à imprensa do sul do país, uma das poucas publicações que a gente tinha disponível era a revista Visão e então comecei a mandar alguns artigos pra lá sobre Rondônia e eles gostaram e então me chamaram para fazer algumas matérias especiais sobre a região Norte.

Zk – Sempre em Vilhena?
Afonso Locks – Trabalhei na prefeitura de Ji Paraná por quatro anos assessorando o prefeito Geraldo Jotão. Depois voltei para Vilhena como assessor do prefeito Ademar Alfredo Suckel e logo depois surgiu o Diário da Amazônia e fui convidado a ingressar em seus quadros.

Zk – Nesse período você chegou a sofrer retaliações de algumas autoridades e entidades?
Afonso Locks – O ex-prefeito Melki Donadon me fez responder 47 processos simultâneos, eu não podia tossir que ele me processava. Reconheço que algumas ações tinham fundamento, pois eu era um tanto irresponsável na parte da imprensa.

Zk – Por falar nisso, a imprensa em Vilhena é bem ativa, inclusive com circulação de vários jornais impressos. Como você analisa essa atuação jornalística no Cone Sul?
Afonso Locks – Acho que depois da capital Vilhena é a cidade que mais abriga veículos de comunicação. Sempre considero Vilhena uma cidade diferente em Rondônia. Não é bairrismo, mas, em minha opinião Vilhena é a Suíça da Amazônia.

Zk – E as histórias protagonizadas por Vitório Abrão. Você pode narrar algumas?
Afonso Locks – Pra inicio de conversa, Vitório é um grande coração, sou suspeito de falar porque sou padrinho de casamento dele. Bom! Na época, as coisas fluíam mais a vontade e o Vitório naquela empolgação de fazer as coisas, atropelou a legislação, atropelou tudo e deu no que deu e acabou cassado.

Zk – E a história de que ele pintou as casas de cupim de branco para conseguir financiamento junto ao banco. É verdade?
Afonso Locks – É claro que existe muito folclore encima disso e ele até leva na esportiva também. A história foi o seguinte: Ele tinha uma fazenda que hoje pertence ao grupo Independência. Dizem que ele pretendia um financiamento do Banco do Brasil e o Banco precisava de uma garantia. Então ele pintou os cupins de branco e colocou o superintendente do Banco do Brasil em um avião, sobrevoou a fazenda mostrando ao funcionário do Banco seu rebanho (casa de cupim) de gado que do alto realmente impressionou o superintendente do BB.

Zk – Tem outras histórias do Vitório Abraão não tem?
Afonso Locks – Tem uma que ele deu como garantia uma safra de arroz. Ele fez um lastro de palha de arroz, um armazém cheio de palha de arroz, na frente ele colocou de fato o arroz verdadeiro e o fiscal ao ver tamanha quantidade de arroz estocado, liberou o financiamento. Tudo isso é folclore.

Zk – Como é fazer e manter um jornal no interior?
Afonso Locks – É muito difícil fazer um jornal no interior, tenho o Correio de Noticias um jornal semanal com editoria própria e é muito complicado você sobreviver disso. Procuramos fazer um jornal colocando as coisas positivas do município de Vilhena.

Zk – Exemplo?
Afonso Locks – Vilhena nos últimos dez anos, saltou de 20 Milhões de Dólares por mês de exportações, para 300 Milhões, levando em conta a Carne e o Grão isso é fantástico. Também temos que destacar a produção do município de Cerejeiras que está se transformando num Eldorado, você chega a Cerejeiras hoje, tem 100 Km de soja a direita e 100 Km de soja a esquerda. As lavouras ultrapassam os municípios de Cerejeiras, Corumbiara e já chegam a Chupinguaia.

Zk – Culturalmente falando, Vilhena produz muito?
Afonso Locks – É um dos municípios de Rondônia que mais promove eventos culturais através da Secretaria de Cultura e Esporte e a Academia Vilhenense de Letras.
Zk – Vilhena inclusive, já teve político como governador de Rondônia?
Afonso Locks – Foi o Ângelo Angelim inclusive tem um fato interessante. Esses dias quase apanhei dentro de um supermercado em Vilhena.

Zk – Qual o motivo?
Afonso Locks – Joguei um ovo podre nele. O Angelim era governador em 1985 e eu era administrador do ginásio Gerivaldão de Ji Paraná, naquele ano aconteceu o 5º JIR Jogos Intermunicipais de Rondônia. Na época, o salário dos funcionários estava atrasado e quando o Angelim entrou no ginásio para participar da abertura do JIR a primeira coisa que fiz, foi jogar um ovo podre nele. Esses dias encontrei com ele no Supermercado Pato Branco em Vilhena e falei sobre o episódio. Ele é uma pessoa fantástica, continua contribuindo com o progresso de Vilhena.

Zk – Na condição de cronista e editorialista como você ver a atual situação dos nossos poderes, legislativo, executivo e judiciário?
Afonso Locks – A imagem que passa para o resto do país é ruim demais. Acho que cada um deve criar sua independência e atuar na sua área. Infelizmente no estado de Rondônia está se trocando poderes. Uma disputa ferrenha entre quem manda mais. Isso é ruim pra todo mundo, inclusive a gente ouve comentários no interior de empresários que gostariam de investir em Rondônia e que em virtude das notícias vinculadas nos meios de comunicação desistem.

Zk – Vamos começar a encerrar esse bate papo. Familia?
Afonso Locks – Sou casado, meus filhos todos formados, dois advogados, um técnico na Ematere minha esposa Neli é funcionária da Receita Federal.

Zk – Agora para encerrar. Você veio fazer o que em Rondônia?
Afonso Locks – Cheguei aqui no final de 1982 inicio de 83. É uma história fantástica.

Zk – Por que?
Afonso Locks – Depois que deixei a vida religiosa, fiz concurso e passei para Escrivão no Fórum de Curitiba e quando faltavam 17 dias para assumir a função... Acontece que morávamos numa cidade medianeira e seria necessário conseguir um lugar pra morar em Curitiba, ao passar na rodoviária de Cascavel achei bonito o nome Ariquemes e então fui ao guichê da Eucatur perguntei ao funcionário, quanto era a passagem e ele me disse que era 27 Mil não lembro qual era o dinheiro da época, então disse, como ainda faltam 17 dias para me apresentar, vou lá. Me dá uma passagem. Anoitecia, amanhecia e nada de Ariquemes chegar, para encurtar a conversa,saí de Cascavel numa segunda feira 10 horas da manhã e cheguei a Ariquemes sábado três horas da tarde e não tinha dinheiro pra voltar.

Zk – E aí?
Afonso Locks – Fiquei em Rondônia, me peguei com Deus e a sorte foi que a noite, fui a missa e tinha um Arraial no pátio da igreja e o governador Jorge Teixeira estava lá. Na missa encontrei um amigo meu que era Frade Franciscano na cidade Pato Branco e que havia sido meu professor. Aqui era vice reitor da UNIR e estava como secretário de educação de Ariquemes ele me encaminhou, trabalhei um período com o prefeito Gentil Valério, peguei um bocado de malária, aí o Jotão que era presidente da recém criada Associação dos Prefeitos e numa dessas reuniões de prefeitos, fiz uma apresentação, o Jotão gostou e me levou para a prefeitura de Ji Paraná.

Zk – Você além do jornalismo tem outra renda?
Afonso Locks – Não! Vivo 24 horas por conta do jornalismo. Se você acessar o face quatro e meia da manhã, vai me encontrar e só saio do ar após as dez horas da noite. Sou jornalista por convicção e paixão.

Nenhum comentário: