quarta-feira, 11 de junho de 2014

AS COPAS QUE OUVI, ASSISTI E VOU TORCER


Neste dia 12 de junho de 2014, começo a assistir minha décima quinta Copa do Mundo, isto porque não estou contabilizando as copas de 1950 porque estava apenas com 3 anos de idade e a de 1954 que mesmo estando com 8 anos, ainda não tinha despertado para o futebol, apesar de já ser vascaíno.
A primeira Copa da qual realmente participei torcendo, foi a de 1958, quando já estava com 12 anos. No inicio daquele ano, comecei a trabalhar no jornal Alto Madeira como entregador de jornal e aprendiz de tipógrafo e nos dias dos jogos da seleção brasileira era o “menino” escalado, para comprar a cachaça para turma da tipografia beber, ouvindo o jogo via rádio Nacional ou Tupi tirando o gosto com Pirapitinga assada na brasa.
No dia da final, um domingo, curti o jogo Brasil X Suécia em casa, que ficava a rua Farquar em frente ao hoje Mercado Central (na época Feira Modelo), ao lado de um barracão onde funcionava a sede do time do Ferroviário. Quando o Brasil se sagrou campeão aplicando a goleada de 5 a 2 na Suécia a passeata saiu justamente da sede do Ferroviário no rumo da Sete de Setembro, lembro que durante a comemoração o gerente da Souza Cruz seu Reginaldo perdeu o dedão da mão ao estourar um foguete.  O refrão da música da copa dizia: “A taça do mundo é nossa, com o brasileiro, não há quem possa...”

Bi Campeão



Aí veio a copa de 1962 no Chile e o Pelé se machucou, em seu lugar entrou o Amarildo que passou a ser chamado de Possesso, mas, o grande destaque da competição foi o Mané Garrincha. Aí já estava trabalhando na Rádio Caiari e estava de plantão no dia da final. A Caiari transmitiu o jogo em cadeia com a Rádio Tupi. O refrão da música daquela copa foi “Vocês vão ver como é Didi, Garrincha, Pelé. Com seu baile de bola. Quando eles pegam no couro. O nosso escrete de ouro, mostra o que é nossa escola...”.


Campanha do Tri

No tri Campeonato de 1970, estava morando na rua Julio de Castilho ao lado do Bar do Canto e ali, a “Corriola 40” formada pela turma, que mais tarde criou o bloco do Purgatório e o melhor time de futebol de salão de Porto Velho o Quariquara, se cotizou e comprou carne para o churrasco, bebida a vontade, muito foguete e na hora do hino Nacional lá no México, minha querida mãe dona Inez foi convidada a hastear a bandeira nacional brasileira, com todos nós perfilados, cantando o hino ouvindo a Rádio Caiari em cadeia com a Rádio Nacional. Foi uma festa inesquecível.
A seleção comandada por Pelé, Tostão, Rivelino, Jairzinho, Carlos Alberto Torres, Brito, Felix, Paulo Cezar Cajú e tantos outros craques foi show. O Tri foi festejado na Pinheiro Machado recém asfaltada pelo prefeito Odacir Soares. Só sei que entrei em coma alcoólica e segundo me contaram, fui encontrado caído desacordado no meio dos carros, graças a Deus sem nenhum arranhão, quando acordei, já era mais de onze horas da noite embaixo de uma mesa do restaurante Tapajós que funcionava ao lado do Bar do Canto, e sai cantando: “Noventa milhões em ação, pra frente Brasil do meu coração, todos juntos vamos, pra frente Brasil, Salve a seleção...”


Romário e Bebeto - é Tetra

Só depois de 24 anos, voltaríamos a festejar mais um título mundial com a seleção brasileira, foi em 1994 com o show de Romário e Bebeto. Brasil Tetra Campeão e o refrão da música dizia: “...Eu sei que vou. Vou do jeito que eu sei. De gol em gol. Com direito a “repley”. Eu sei que vou; Com o coração batendo a mil. É taça na raça Brasil...”
A falta de atitude do técnico de 1998 ao não ter coragem de substituir o Ronaldinho Fenômeno nos deixou sem o título.
Mas, o mesmo Ronaldinho Fenômeno que atrapalhou a seleção em 1998, foi um dos protagonista da conquista do Penta e todos saímos cantando: Não tem lero, não tem zum zum, o que eu quero, é ganhar mais um. Bola na rede, da o seu show, e grita penta, carna gool. “Oh meu Brasil, sempre campeão, paz e amor de seleção...”. Esse foi o oficial, o que o povo cantou mesmo foi a música “Festa” da Ivete Sangalo. “Avisou, avisou que vai rolar a festa...”.
É claro que sabemos os hinos dos anos nos quais o Brasil foi eliminado, mas, o que interessa é ser campeão.

Rumo ao Hexa



Hoje começamos a assistir e torcer por mais um título mundial, esperamos que nossa seleção consiga o hexa. Vamos torcer pelo Neymar, Hulk, Davi Luiz, Thiago Silva, Ramires, Paulinho, Daniel Alves, Oscar, Bernard, Fred, Jô, Jeferson, Vitor, Julio Cezar enfim, todos da nossa seleção sem esquecer a equipe técnica, médica, roupeiros, massagistas, treinadores de goleiros e preparadores físicos. Salve Carlos Alberto Parreira e Felipão.

Vamos que vamos Brasil!

Nenhum comentário: