segunda-feira, 30 de junho de 2014

LENHA NA FOGUEIRA - 1º -07.14

A disputa entre os grupos folclóricos, marcada para acontecer durante o Arraial Comunidade no Sertão foi cancelada.

********
A decisão foi tomada inicialmente, pela presidente em exercício da Federon, na noite da abertura do evento, sexta feira dia 27, simplesmente, porque a sonorização do palco só entrou em funcionamento, uma hora após o horário marcado para a abertura da festa.

*******
Nem mesmo o pedido insistente do presidente da Associação do Bairro Esperança da Comunidade e organizador do Arraial Fernando Rocha, para que o concurso não fosse cancelado, foi acatado pela secretária que está respondendo pela presidência da Federon.

*******
Mesmo assim, os grupos de quadrilha, Junina Estrela do Norte e Unidos do Palheiral dançaram, mesmo sem estarem sendo julgadas. “Dançamos em consideração ao Fernando”, disseram os presidentes dos dois grupos.

*******
Na manhã de sábado, mais uma vez sem consultar a Assembleia Geral, a dita senhora “Presidente”,  reuniu alguns representantes de grupos de quadrilha e parte da diretoria da Federação e decidiu pela suspensão da realização do concurso.

*******
Em conversa com este colunista o presidente do Boi Bumbá Az de Ouro Silfarney Silva se disse bastante chateado com a decisão da direção da Federon. “Eles não convidaram nenhum dirigente de grupo de Boi Bumbá para a reunião que suspendeu o concurso”;

********
E mais, disse Silfarney, "como é que vou justificar para os meus brincantes que eles vão dançar sem concorrer, já que não sabemos se o Flor do Maracujá vai mesmo acontecer”.

*******
O tesoureiro do Bumbá Corre Campo Júnior de Castro Alves também se disse indignado com a decisão tomada pela diretoria da Federon. “Estamos trabalhando sério para entrarmos na arena com o que temos de melhor e disputar o título de 1º lugar, aí sem sermos consultados eles decidem pela não realização do concurso”.

*******
Tentamos e não conseguimos contato com a direção do Boi Diamante Negro, mas, temos certeza que eles também não gostaram da suspensão do concurso.

*******
Vale salientar que a prefeitura de Porto Velho destinou mais de R$ 700 Mil, para os grupos folclóricos, dançarem, nos arraias que fazem parte do Circuito do Centenário de Porto Velho, entre eles Arraial Flor de Cacto, Arraiá Leste, Comunidade no Sertão, AFA e Arraial de São Tiago.

********
De acordo com decisão aprovada em Assembleia Geral da Federon o concurso que até o ano de 2012, aconteceu durante o Arraial Flor do Maracujá, aconteceria no Arraial Comunidade no Sertão. Isto consta do Regulamento da Federon.
*******
O prefeito de Porto Velho autorizou o repasse, visando às apresentações citadas, mais o Concurso do Arraial do Fernandão e de repente a direção da Federon muda o curso da programação sem ao menos consultar a direção da Funcultural.

*******
Os eventos patrocinados pela prefeitura de Porto Velho tem como coordenadores as entidades: Diz Farsa, Associão Cultural :Arte em Movimento e Federon

********
Essas três entidades, tem a obrigação de acordo com o Convênio firmado com a Funcultural, de fiscalizar se os grupos estão aplicando o dinheiro corretamente, mas, pelo visto, estão mesmo é prejudicando as apresentações dos grupos.

*******
Pois sem competição, os grupos não se esmeram nas apresentações e se apresentam (tem as exceções), com indumentárias já usadas no Flor do Maracujá do ano passado e até com roupas alugadas de outros grupos de quadrilha.

*******

Não podemos nos calar, mesmo sendo defensor das nossas manifestações folclóricas, com as decisões incorretas da atual diretoria da Federon! 

Nenhum comentário: