quarta-feira, 18 de junho de 2014

LENHA NA FOGUEIRA - 18.06.14

Agora é pra valer, disseram os dirigentes de grupos folclóricos: “Ninguém vai se apresentar no Arraial Flor do Maracujá se o governo não fizer repasse financeiro antecipado”.

*********
Se o ouvido não me nega, tenho a impressão que já ouvi essa frase outras vezes. Ano passado foi a mesma coisa, em todas as reuniões da Federon, os grupos diziam que não iriam se apresentar no Flor do Maracujá caso não houvesse repasse. Até que...

********
...A secretária Eluane compareceu com sua “tropa de choque” numa reunião e todo mundo baixou a crista e até assinou um documento se comprometendo a ir dançar no Arraial e mesmo os grupos tendo conseguido mais de R$ 200 Mil em emendas parlamentares, o dinheiro não foi repassado.
*******
Na época o grande aliada da Secretária Eluane foi justamente o presidente da Rádio Farol, que convenceu os grupos a se apresentarem no Flor do Maracujá 2013.

********
Agora, o mesmo presidente da Rádio Farol é quem está liderando o “Movimento não vai ter dança folclórica do Flor do Maracujá”.

********
Isso quer dizer que o Movimento está muito forte, pois a Rádio Farol é a quadrilha referencia de todos os grupos folclóricos de Porto Velho. Eles influenciaram inclusive na mudança do jeito de se dançar quadrilha.

*******
Se a Rádio Farol não vai, ninguém vai. É tipo aquela música: “Aonde a vaca vai, o boi vai Atrás”.
*******
Quanto aos Bois Bumbás, parece que acontecerão apenas apresentações no Arraial Comunidade no Sertão. A decisão se vai acontecer a disputa ficou para ser discutida na reunião da próxima segunda feira dia 23, no Teatro Banzeiros.

*******
Os dirigentes dos bois Diamante Negro e Az de Ouro alegam que o tempo é muito curto para a confecção de cenários e alegorias. Pois de acordo com tabela de apresentação. O Diamante Negro vai se apresentar no dia 3 de julho, o Corre Campo no dia 4 e o Az de Ouro no dia 5.

********
Como a segunda parcela do convenio da prefeitura só deve estar na conta dos grupos, provavelmente sexta feira dia 27, justamente no dia da abertura do Arraial, fica muito difícil a montagem dos cenários. Até porque as apresentações dos bumbás devem começar a partir do dia 30 de junho.
*******
Por via das dúvidas, os grupos de Bois Bumbás estão ensaiando a todo vapor; Corre Campo no morro do Triângulo na quadra ao lado do campo de futebol.

*******
Az de Ouro na Toca da Águia no bairro São João Batista, Diamante Negro no Cedel em frente a COE.

********
Boi Vencedor ensaia no Ferro Velho do bairro Boa Esperança o Marronzinho na Vila Tupi e o Tira Teima em sua sede no bairro Ulisses Guimarães.

*******
É como diz o ditado: “Se queres vencer a guerra te prepara para a batalha”. A batalha entre os Bois Bumbá em Porto Velho é uma verdadeira guerra, principalmente entre os grupos Diamante Negro, Az de Ouro e Corre Campo.

*******
Tem mais um agravante com o Arraial Comunidade no Sertão, é o carnaval dos blocos de trio elétrico que começa justamente no dia 2 de julho com o desfile do Bloco Êxtase.

********
No dia da apresentação do Diamante Negro 3 de julho, desfile o Galo da Meia Noite.

*******
No dia da apresentação do Corre Campo quem desfila é o bloco Us Dy Phora que fica no reduto do boi o bairro do Areal,

********
O Az de Ouro está previsto para desfilar justamente no sábado dia 5, data do desfile da Banda do Vai Quem Quer. O presidente Silferney Silva solicitou a transferência da apresentação do seu grupo para domingo dia 6. “Mesmo assim ainda estarei de ressaca da Banda do Vai Quem Quer”, disse.

Um comentário:

Unknown disse...

Vo estar Junto com meu Boi Marronzinho Mais uma Vez e vamos que vamos :)
Seu Estevão me espereee pois farei um trabalhu melhor doque o do ArraiaLeste' Bjus Suadades'