quinta-feira, 26 de junho de 2014

LENHA NA FOGUEIRA - 26.06.14







O bicho começa a pegar n o meio folclórico de Porto Velho a partir desta sexta feira, com a abertura do Arraial Comunidade no Sertão.
********
Acontece que os dirigentes dos grupos folclóricos de Porto Velho e Candeias do Jamari resolveram realizar o Festival que vai escolher os melhores grupos de Quadrilhas e Bois Bumbás, que até 2012 acontecia no Arraial Flor do Maracujá, no Arraial Comunidade no Sertão.
********
Nas reuniões das quais participei na sede da Federon, ninguém, acredita na realização do Flor do Maracujá este ano, daí terem optado de comum acordo com a direção da Funcultural de Porto Velho, realizar o concurso no Arraial do Fernandão que começa nesta sexta feira dia 27.
********
É o embrião do Festival Folclórico Municipal que a partir do próximo ano, de acordo com a direção da Federon passa a acontecer.
*******
Segundo o presidente da Federon folclorista Fernando Rocha. “O Flor do Maracujá deve passar a ser realmente o Arraial Estadual, trazendo para apresentações grupos folclóricos de todos os municípios de Rondônia”.
*******
Por outro lado, a Secel promoveu a abertura dos envelopes com as propostas relativas ao Chamamento Público para entidades sem fins lucrativos, interessadas em colocar a estrutura de arquibancada, iluminação, sonorização e camarotes no Arraial Flor do Maracujá.
*********
Quem ganhou a concorrência, foi a Associação dirigida pela ex presidente da Funcultural Jória Lima que está correndo atrás dos dirigentes de grupos folclóricos, pedindo para os mesmos se apresentarem no Flor do Maracujá pelo amor de Deus. “Se não to lascada!”.
********
O interessante é que o governo pode custear despesas de montagem de estrutura para a realização do evento, mas, não pode pagar cachê para os grupos se apresentarem.
********
O Arraial sem as apresentações do grupos folclóricos é fracasso na certa. Basta lembrar que ano passado mesmo com as apresentações do grupos folclóricos, o Flor do Maracujá foi o maior fiasco, só porque não aconteceu a disputa entre os grupos. Virou quermesse.
*******
Minha humilde experiência, diz que se a Jória conseguir pelo menos R$ 500 Mil para os grupos, o Flor do Maracujá acontece com sucesso.
*******
Na base do amor fica difícil conseguir levar algum grupo para se apresentar.
********
Por via das dúvidas e para não ficarem sem saber quem é o campeão do ano, os grupos folclóricos resolveram via Federon e Funcultural, realizar o concurso no Arraial Comunidade no Sertão.
********
Pelo tamanho do espaço (curral de dança), não vamos ver grandes cenários no Comunidade no Sertão, mas, tenho certeza que os grupos farão grandes apresentações.
*******
Por isso, insisto em escrever: A partir de hoje o bicho vai pegar entre os grupos de Quadrilhas e Bois Bumbás.
********
Vamos saber quem tem “Roupa no Quaradouro” e “Com Quantos Paus se Faz Uma Canoa”.
********
Mais uma vez os grupos que encabeçam a rivalidade, são a Radio Farol, JUABP, Girassol das Três Marias e A Roça é Nossa entre as Quadrilhas.
*******
Entre os grupos de Bois Bumbás os favoritos são Az de Ouro, Diamante Negro e Corre Campo.
********
Este ano teremos a estréia do Boi Bumbá Manhoso da Fátima que apesar de não concorrer, dizem, está muito bonito. Se fosse concorrer quem viria tocar era o Marujada do Boi Malhadinho de Guajará Mirim.
********
Ninguém ta sabendo explicar o motivo pelo qual o presidente do Az de Ouro Silfarney Silva está insistindo em divulgar o Parágrafo Único do Regulamento do Arraial Comunidade no Sertão que diz que componentes que se apresentarem por um grupo, seja brincante, coordenador ou dirigente, não pode se apresentar por outro grupo.
*******
Vamos para o Arraial Comunidade no Sertão na rua Guaporé entre a Vieira Caula e a Amazonas na Zona Leste a partir das 20h00 desta sexta feira dia 27!

Nenhum comentário: