segunda-feira, 9 de junho de 2014

LENHA NA FOGUEIRA - 10.06.14



Após uma semana pelas mais longínquas cidades do estado de Rondônia, como Rolim de Moura do Guaporé (Porto Rolim), uma ilha entre os rios Mequéns e Guaporé há mais de Mil Quilômetros de Porto Velho, por via terrestre.

********
Chegamos e ao entrarmos em Porto Velho, fomos tomado por um sentimento de tristeza, ao vermos que a capital do estado de Rondônia, está mais suja que “pau de galinheiro”.
*********
Comparada com qualquer Vila, não digo nem cidade, do interior de Rondônia. Nossa Porto Velho é um verdadeiro “chiqueiro”.
********
É uma pena que nosso administrador municipal, após mais de um ano, não tenha conseguido fazer nada em prol do embelezamento da cidade capital do estado de Rondônia.
********
Por outro lado, nos sentimos orgulhosos de sermos rondoniense, ao vermos que as localidades que chamamos de interior do estado, serem bem tratadas pelos seus prefeitos e pela comunidade de um modo geral. Não se ver miséria, pelos menos nas cidades por onde passamos e ficamos no mínimo dois dias, ouvindo seus verdadeiros pioneiros.
*******
Rondônia para quem não sabe, é um dos estados mais ricos do nosso país. Quando a gente sai cortando estrada, seja asfaltada ou de terra é que a gente ver o quanto somos ricos na pecuária, lavoura, ou seja, na agro indústria e na agricultura familiar.

********
 Dá gosto andar pelos municípios e distritos que formam o estado de Rondônia, com exceção da capital Porto Velho, cuja “porcaria” começa logo na entrada, com o lamaçal da rua da Beira e os Viadutos sem estrutura nenhuma. Os habitantes das cidades do interior, ao saberem que moramos na capital, perguntam em tom de deboche: “Porto Velho já tem pelo menos iluminação na entrada da cidade?”! Não temos como responder.
*******
Chego até pensar, que nós moradores de Porto Velho, tal qual o “Siripiti”, choramos na barriga de nossas mães antes de nascermos, para ter tanto azar com as pessoas que elegemos para administrar nosso município.
*******
E olha que Porto Velho município, está completando 100 anos de emancipação e a única coisa que fez, foi crescer. Crescer desordenadamente. Desde a briga que dividiu a cidade em Porto Velho Brasileira da Linha Divisória pra cima e a Porto Velho Americana da Linha Divisória para a beira do Madeira. A americana era toda arrumada e a brasileira uma aglomeração sem eira nem beira.
********
Nas cidades do interior, as brigas políticas também existem, inclusive com ameaça de cassação do mandato do prefeito, mas, na hora de se pensar a cidade, todos se unem. Aqui é cada um por si e o diabo por todos. Não coloco Deus porque Deus quer a felicidade de todos, coisa que no entender dos políticos, não se aplica a Porto Velho. O portovelhense vive ”Comendo o pão que o diabo amassou”.

********
Não fora pessoas como o pessoal da rua Bolívia e todas cujos moradores por suas contas, estão sendo enfeitadas com motivos da Copa do Mundo, iríamos passar o maior evento do futebol mundial, trancado dentro de casa, porque as ruas, se dependesse da ação da prefeitura municipal, não receberiam uma lâmpada sequer.
********
Pra completar, por negociações políticas trocaram inclusive o comando da Funcultural.
*******
Se o prefeito ficar esperando a chuva passar para começar a trabalhar, pode contar que o portovelhense vai continuar sonhando, em, um dia ver a capital do estado de Rondônia com as ruas todas asfaltadas ou pelo menos, sem a buraqueira existente hoje e todas iluminadas.
*******

Quer ver como Porto Velho está feia na foto? Viaja pelas cidades do interior de Rondônia! 

Nenhum comentário: