quinta-feira, 26 de junho de 2014

Começa disputa entre grupos folclóricos






 Na dúvida se o Arraial Flor do Maracujá 2014, vai acontecer ou não, os dirigentes de todos os grupos folclóricos de Porto Velho e Candeias do Jamari filiados à Federon, resolveram realizar a disputa que vai eleger os melhores de 2014, durante o Arraial “Comunidade no Sertão”, que começa na noite desta sexta feira 27, no espaço da Associação do bairro Esperança da Comunidade Zona Leste. “O classificatório de Quadrilhas e Bois Bumbás do Arraial Comunidade no Sertão é um evento da Federon em parceria com a Fundação Cultural de Porto Velho e o Grupo Teatral Diz Farsa, com o objetivo principal de valorizar as forças vivas e atuantes das manifestações folclóricas do Estado de Rondônia e servir como Concurso Municipal entre os grupos filiados a Federon beneficiados com o Projeto São João 2014 – Folclore no Centenário” disse o presidente da Federon Fernando Rocha.
O festival começa na noite desta sexta feira 27, com as apresentações dos grupos:
Quadrilha Mirim Arrasta Pé de Candeias; Quadrilha Adulta Junina Estrela do Norte e Unidos do Palheiral.
Amanhã sábado 28, se apresentam os grupos, Quadrilha Mirim Rosa Divina; Quadrilha Adulta Nação Caipira e JUABP.
Domingo dia 29, Quadrilha Mirim Matutinhos do Triângulo; Quadrilha Adulta Forte Príncipe; Matutos do Triângulo e Boi Bumbá Manhoso.
Segunda feira dia 30, Quadrilha Mirim Matutinhos da Princesa; Quadrilha Adulta Mocidade Junina e Boi Bumbá Marrozinho.
Em virtude do desfile da Banda do Vai Quem Quer no sábado dia 5 de julho, os grupos programados para aquele dia, só se apresentarão no domingo dia 6, data do encerramento do evento.
Quesitos em Julgamento
Quadrilhas: Originalidade; Animação e Evolução do Grupo; Coreografia e evolução dos Passos; Organização da Apresentação; Casal de Noivos (incluindo cavalheiro e dama de honra); Padre e Sacristão; Juiz e Escrivão; Lampião e Maria Bonita; Marcador; Caçador; Seringueiro; Casal de Velho e Criatividade.
Boi Bumbá: Boi Bumbá (confecção do boi, movimento bailado); Amo do Boi (dramatização e características originais); Tribos Indígenas; Diretor e Batucada; Primeiro Rapaz e Barreira; Primeiro Vaqueiro e Barreira; Pajé; Cunhã Poranga; Sinhazinha da Fazenda; Porta Estandarte; Rainha do Folclore; Rainha da Batucada; Fantasias; Coreografia; Ritual Indígena; Apresentador; Levantador de Toadas.
As apresentações folclóricas começam todos os dias as 20h00.



Nenhum comentário: