quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

LENHA NA FOGUEIRA - 24.01.14

Bem que poderíamos estar participando de uma grande festa no dia de hoje, em comemoração aos 99 anos de instalação do município de Porto Velho.

*********
O nome da festa poderia ser, “Festa para Porto Velho na véspera do centenário”.

********
Quero crer e até concordo com a administração municipal, que diante do caos no qual se transformou a cidade de Porto Velho, cuja “culpada” é a chuva,

********
E até porque o maquinário que vai servir para desobstruir os bueiros e abrir as valas que vão escoar a água empoçada praticamente em todas as ruas de Porto Velho, só vai chegar daqui a 90 dias.

********
E considerando que “água mole em pedra dura, tanto bate até que fura”. Fica difícil para a prefeitura fazer festa para uma “datazinha” que para eles, que não sabem nada sobre nossos costumes e tradições, não precisa ser festejada.

*********
Nem mesmo com mensagem de parabéns nos meios de comunicação. Oficialmente ninguém fala nada a respeito da data 24 de janeiro. Aliás, será que eles (da prefeitura), sabem que o feriado de hoje, é em comemoração a instalação do município de Porto Velho? Tenho lá minhas dúvidas.

********
Assim sendo: “Nesta prontidão sem fim, vou fingindo que sou rico, pra ninguém zombar de mim”, Filosofia de Noel Rosa!
********
Então vamos festejar a nossa maneira, na maneira beradeira de dizer parabéns:

********
Eita Porto Velho, velho de guerra! Hoje completas 99 anos como município instalado, primeiro do estado do Amazonas e agora do estado de Rondônia.

********
Porto Velho de Jonathas Pedrosa a Aluizio Pinheiro Ferreira, de Jorge Teixeira a Confúcio Moura; do Major Guapindaia ao Dr. Mauro Nazif.

********
Ponto Velho, Porto Amazônico, Porto Velho dos Militares, Porto Velho do velho lenhador e Porto Velho. Porto Velho do tempo dos ingleses, dos casarões de pinho de riga, Casa 3, Casa 6, Paraíso e Pensão do Napoleão.

**********
Porto Velho dos velhos carnavais nos clubes Internacional, Noroeste, Ypiranga, Imperial. União Operária, Danúbio Azul Bailante Clube, Guaporé e Bancrévea.

*********
Porto Velho das escolas de samba Diplomatas e Caiari. Porto Velho da Varanda Tropical do Porto Velho Hotel. Porto Velho dos times de futebol: Ypiranga, Ferroviário, Flamengo, Botafogo, Cruzeiro, Rondônia, São Domingos e Moto Clube. Porto Velho campeão da Amazônia.

*********
Porto Velho, dos arraiais ao redor da Catedral nos meses de maio e outubro. Porto Velho de quando a brincadeira de Boi Bumbá era na rua. Porto Velho dos festivais folclóricos da quadra do Barão do Solimões, da Voz da Cidade do Fuad Nagib e Humberto Amorim. Porto Velho do trem horário da Madeira Mamoré.

**********
Porto Velho da buraqueira, do tempo da poeira e do lamaçal que toma conta das tuas ruas até os dias de hoje.

**********
Porto Velho das retretas na praça Marechal Rondon, do Cine Resk, Cine Brasil e Cine Lacerda. Porto Velho do Clipper do João Barril e do Bar Central. Porto Velho da Casa Saudade e Pernambucana. Porto Velho da lancha do Beiradão e do trem da Feira.
**********
Porto Velho da feira em frente ao Mercado Municipal, que hoje é Cultural. Porto Velho da rua do Coqueiro e da Feira Modelo hoje Mercado Central.

*********
Porto Velho da Serraria Santo Antônio e das Oficinas da EFMM. Porto Velho da procissão do Círio de Nazaré, da procissão do Senhor Morto e de São Francisco.

*********
Porto Velho que completa 99 anos de instalação nesta sexta feira 24 de janeiro de 2014!


Nenhum comentário: