quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

LENHA NA FOGUEIRA - 03.01.14

O show da virada promovido pela prefeitura de Porto Velho através da Funcultural e coordenado pelo Instituto Viver, sem sombra de dúvida foi sucesso.

********
Graça a sugestão da presidente da Funcultural Jória Lima, a administração do prefeito Mauro Nazif, entra para a história como a primeira do município, a realizar espetáculo pirotécnico, na virada de ano.

********
É isso mesmo, jamais a prefeitura municipal de Porto Velho tinha realizado show pirotécnico ou outro qualquer durante a Virada de Ano.

********
Geralmente quem promovia a festa era o governo estadual, nem mesmo a administração anterior, que foi a que mais contou com recursos, proporcionou ao público de Porto Velho um espetáculo pirotécnico no estilo do que foi visto na virada de 2013 para 2014.

*******
Se a memória não me falha, o último governador que presenteou a população de Porto Velho com espetáculo semelhante, foi o Oswaldo Piana.
********
O governador Cassol realizou o show da virada apenas com apresentação musical, com os cantores DJ Maluco $ Aladim e a Banda Dejavur. Não teve pirotecnia.

********
Aproximadamente 40 Mil pessoas marcaram presença no complexo turístico Madeira Mamoré, para apreciar os shows artísticos com a dupla Alex & Aladim, Forrozão Patentear (ótimo), Fala Mansa, Escola de Samba Asfaltão e vários DJs.

********
A beira do rio Madeira há muito tempo não concentrava tanta gente como foi o caso do show da Virada de 2013/2014.

********
Acho que a última grande concentração de público na proporção da acontecida no show da virada deste ano, foi quando o Teixeirão inaugurou o retorno da viagem do trem da EFMM  até a cachoeira do Teotônio na década de 1980.
********
Antes disso, foi no dia 10 de julho de 1972 quando o governo federal através do 5º BEC  encerrou as viagens dos trens da Madeira Mamoré de Porto Velho a Guajará Mirim.

********
Depois meus amigos, foi agora na Virada de 2013/2014. Quando o público compareceu em massa e amanheceu o dia no Mercado Central.

*********
Por falar nisso, amanhã 4 de janeiro, é o aniversário da instalação do Estado de Rondônia. 32 anos.

********
Pelo menos até o fechamento desta coluna, o governo estadual não havia distribuído nenhuma nota dizendo se vai acontecer alguma solenidade em comemoração à data.
********
O Cerimonial foi consultado e disse que não tinha nada programado.

*********
Será que a atual administração, depois que leu as previsões do Babalorixá Márcio de Castro publicadas no Diário da Amazônia:

********
“Eu vejo dificuldades para o governador Confúcio Moura e novidades para Rondônia. Um novo nome ainda vai se destacar na política do estado...”.

********
E por isso não autorizou a realização de qualquer evento, para festejar o aniversário de instalação do estado de Rondônia, o nosso 4 de Janeiro.

*********
Quem sabe na última hora, aconteça alguma coisa. Aliás há muito tempo não se festeja com grande pompa o aniversário do estado de Rondônia. No governo Cassol, a tropa desfilava pela Presidente Dutra e a Secel fazia de conta que montava uma exposição de artes plásticas, e artesanato e o público (funcionário do palácio Presidente Vargas), fingia que apreciava e pronto.
********
No primeiro ano do atual governo, aconteceram apresentações folclóricas com os Bois Diamante Negro e Corre Campo de Porto Velho e Malhadinho e Flor do Campo de Guajará, mais a quadrilha Rádio Farol. Depois disso nient.
********
Bom mesmo, além do réveillon, foi o desfile do bloco Mistura Fina!

Nenhum comentário: