sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

UMA HISTÓRIA CARNAVALESCA SOBRE O 4 DE JANEIRO


Os desfiles das escolas de samba no carnaval de 1982, a pedido o então governador Jorge Teixeira de Oliveira foi uma homenagem ao Território Federal de Rondônia que chegava ao fim e ao Estado de Rondônia recém criado e instalado. Teixeirão convocou ao seu gabinete, a professora Marise Castiel responsável pela escola de samba Pobres do Caiari e o Leônidas O’Carol Chester responsável pela escola de samba Os Diplomatas e sugeriu, que as duas agremiações carnavalescas, desenvolvessem seus enredos sobre os dois acontecimentos. A professora Marise Castiel tradicionalista por excelência, disse de cara, que a Pobre do Caiari apresentaria na avenida um tema sobre o Território Federal de Rondônia e em conseqüência, a Diplomatas do Samba exploraria a criação do Estado.Ao reunir a diretoria da escola de samba Pobres do Caiari dona Marise falou sobre a reunião com o governador, inclusive passou a boa nova, de que o Governador Jorge Teixeira havia dito que as despesas com fantasias e alegorias, seriam por conta do Estado e então, colocou para apreciação, o enredo que ela intitulou de “Adeus, Meu Território, Adeus”, que foi aprovado por unanimidade, então a carnavalesca virou-se para o compositor Silvio Santos e disse: “Amanhã vá até minha casa para conversarmos sobre o samba enredo”.
Apesar do pedido “ordem”, Silvio só apareceu na residência da dona Marise quase uma semana depois, mesmo assim, foi muito bem recebido e durante a conversa que durou toda uma manhã, com dona Marise passando a idéia de como seria montado o enredo “Adeus, Meu Território, Adeus”. “Ela não escreveu a sinopse do enredo, apenas falou como gostaria que o samba fosse feito”, confirma Silvio. Após toda a conversa ela vai até seu escritório e retorna com um papel dizendo, fiz estes versos, vê se você consegue aproveitar.
Acontece que como sabemos, ela era pianista e com isso o verso que ela passou, veio acompanhado de uma melodia, muito bonita. Resultado o compositor não só aproveitou a estrofe musicada como dali partiu para a conclusão da letra e da melodia do samba enredo. A estrofe que dona Marise escreveu diz: “Adeus, meu Território, Adeus/Foste um grande baluarte/Que o novo estado concebeu/Doaste um passado de trabalho/De coração a esse filho teu/Rondônia.

Apesar da escola de samba “Pobres do Caiari”, não ter vencido o carnaval, o samba enredo de autoria de Marise Castiel e Silvio Santos ganhou o troféu de melhor do ano de 1982. Acompanhe a letra na íntegra. 


Adeus, Meu Território, Adeus
De: Marise Castiel e Silvio M. Santos

Adeus, meu território, adeus!
Foste um grande baluarte
Que o novo estado recebeu
Doaste um passado de trabalho
De coração, a esse filho teu!
Rondônia!
Estado nascendo gigante
De um território importante
Que Getúlio Vargas criou
Teu nome é homenagem ao bandeirante
Que nesse Brasil a fora
A distância eliminou

Na sua flora
Há grandeza em seringal
Tem café,
Tem madeira pra exportar      (Refrão)
E plantação de cacau

No subsolo sua riqueza é imensa
E o ouro surge com imponência no cenário mundial
Abrem-se estradas, o migrante a explorar
A agricultura é a estrutura
Da nova estrela
Começando a brilhar!

Nenhum comentário: