quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

LENHA NA FOGUEIRA 30.01.14

Ta chegando a hora da gente saber, qual o melhor samba de enredo 2014, entre os sambas das escolas de samba de Porto Velho.
*********
A escolha vai acontecer no próximo sábado dia 1°, na praça Aluizio Ferreira a partir das 19h00.

********
O samba escolhido como Melhor receberá o troféu Sebastião Araujo da Silva – Baba uma promoção especial deste colunista, em parceria com o Diário da Amazônia.

********
Pela segunda vez em Porto Velho vai acontecer essa disputa.

********
A primeira vez foi no ano de 1983, quando o proprietário da casa de samba “Reza Forte” o Lima promoveu o concurso, no qual concorreram os seguintes compositores e seus sambas.

*********
Silvio M. Santos e Babá (A Amazônia de Orellana a Costeau – escola Pobres do Caiari) e Ernesto Melo cujo nome do samba não lembro. O Bainha concorreu e teve o samba desclassificado ficando a parceria Silvio e Babá disputando como Ernesto Melo com o samba da Diplomatas.
********
Na hora que o Babá foi cantar o samba da Caiari, alguns diretores da Diplomatas invadiram o palco, entre eles o Bola Sete e até o presidente Heitor Costa e o pau comeu pra valer.
********
Depois que os ânimos foram acalmados o concurso rolou na maior traquilidade, com os jurados dando como vencedor o Samba da dupla, Silvio e Babá.
********
Ainda vamos contar o motivo que levou a turma da Diplomatas invadir o palco e partir pra vias de fato.

********
O certo foi que depois daquele episódio, nunca mais aconteceu o concurso para escolher o melhor samba de enredo das escolas de samba de Porto Velho.
*********
Foi então que resolvemos realizá-lo este ano, no próximo sábado dia 1°, na praça Aluizio Ferreira, cujo troféu leva o nome do Babá.
*********
Pra quem não sabe Babá é um dos autores do antológico samba de enredo “Ceará, Lendas e Crenças – Ceará de Iracema” em parceira com o Silvio M. Santos e o Haroldo Dori
********
Existia o troféu ‘Estandarte de Ouro’ que de inicio era da AESB e depois passou a ser da Fesec, mas, há alguns anos esse evento não é realizado e mais:

********
O Estandarte de Ouro não premia o melhor entre o melhor samba de enredo. É dado aos sambas que recebem nota Dez de todos os jurados. O que pode acontecer para mais de uma escola de samba.

********
O troféu que vamos entregar sábado que vem, premia apenas o melhor entre os melhores sambas de enredo das escolas de samba de Porto Velho. É um negócio mais autêntico.
********
E tem mais, o concurso vai contar com os sambas dos grupos de acesso e especial. Não tem essa, de por ser do grupo de acesso o samba não merece entrar na disputa.
*******
Aqui vamos abrir um parêntese,  para desejar ao amigo e parceiro, compositor Ernesto Melo total recuperação. Ernesto foi acometido de uma mal estar no final da semana passada, mas, segundo sua esposa Erenir já está em casa.

********
Ernesto Melo estará concorrendo com dois sambas no concurso de sábado. Para as escolas “Acadêmicos da Zona Leste” e “Império do Samba” ambas do grupo de acesso.

********
Esperamos que o ‘Velho’ Ernesto Melo se recupere a tempo de participar cantando, seus sambas, na praça Aluízio Ferreira no próximo sábado. Volta logo parceiro!

********
Por falar em concurso. Amanhã dia 31, é o último dia para se fazer inscrição para o concurso de Marchinhas “Carnaval dos Carnavais” promovido pela Funcultural.

*********

Ainda dá tempo, vai até a sede da Funcultural pega o Regulamento e inscreve tua marchinha. Quem sabe no dia 15 de fevereiro, ela será cantada no Baile Municipal. 

Nenhum comentário: