segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

LENHA NA FOGUEIRA - 28.01.14

Sábado que vem dia 1°, vamos conhecer qual o melhor samba de enredo entre os sambas das escolas de samba de Porto Velho para o carnaval de 2014.

***********
É a disputa pelo troféu “Sebastião Araujo da Silva – Babá” numa promoção do Diário da Amazônia através da coluna do Zekatraca.
*********
Quinta feira passada dia 23, durante reunião da Fesec, por sugestão dos dirigentes das escolas, o corpo de jurados que vai escolher o melhor samba de enredo de 2014 das escolas de samba de Porto Velho, contará apenas com um compositor do samba de cada escola.
********
Exemplo: O samba da Diplomatas do Samba tem como autores os compositores: Carlinhos Maracanã, Cristóvão Nascimento e Walber do Bandolim. Desses apenas um atuará como jurado.

********
Isso quer dizer que teremos Sete compositores fazendo parte do Juri, ou seja, representando cada um sua escola de samba: Diplomatas, São João Batista, Armário Grande, Asfaltão, Império do Samba, Unidos da Rádio Farol e Acadêmicos da Zona Leste.

********
A coordenação do concurso colocará três jurados que comprovadamente não tenha vínculo inclusive de parentesco, com nenhuma das escolas de samba concorrente.

********
O premio é uma homenagem ao sambista Mestre Sala e compositor de samba enredo,Sebastião Araujo da Silva conhecido como BABA que faleceu em 2001 com apenas 51 anos de idade.

********
Baba foi casado com dona Francisca Cavalcante da Silva – Nininha com quem viveu até a morte. Nascido na cidade de Guajará Mirim aos 23 de novembro de 1948, filho de Benedito Antônio Araujo e de dona Margarida Ângela da Silva veio para Porto Velho quando tinha apenas 2 anos de idade.

*********
Viveu a infância e adolescência, aliás, até se casar no Bairro do Triângulo onde começou a se envolver com o mundo do samba.
********
Como sambista de escola de samba iniciou na Diplomatas como ritmista, depois desfilou como passista e logo começou a compor samba de enredo. Em 1977 começou a parceria com Silvio Santos e juntos fizeram vários sambas enredos, para Diplomatas e Caiari.

********
Entre os sambas da parceria Baba e Silvio destacamos: As Amazonas e os Amuletos Verdes (Diplomatas 1977); Centenário de José de Alencar (Diplomatas 1978), Das Loucuras da Vida a Ilusão do Carnaval (Caiari 1983); Forças da Natureza (Caiari 1984) e Ceará, Lendas, Rendas e Crenças – Ceará de Iracema (Caiari 1985).

********
Compôs samba de enredo também para a escola de samba “O Triângulo Não Morreu” dirigida pelo Armando Holanda o popular Periquito. Bloco da Borracha e Lira do Amor.

********
Babá também foi parceiro do Ernesto Melo no samba de enredo da escola Diplomatas no carnaval 1996.

*********
Como Mestre Sala desfilou com a parceira Porta Bandeira Neguinha pela Pobres do Caiari de 1981 a 1990.

********
Boêmio por excelência compôs várias músicas nos ritmos do bolero, samba canção, samba de quadra e até forró.

********
Além de tudo isso, era considerado como dos melhores “puxadores” de samba enredo de Rondônia gravou pelo selo Top Tape o disco da Pobres do Caiari com as músicas – Ceará de Iracema, Axaltação ao Caiari e o Hino da Banda do Vai Quem Quer.

********
Na Banda do Vai Quem Quer foi autor da marchinha “Azar Pro Azar” em comemoração aos 13 anos do bloco do Manelão.

********
Sábado dia 1° de fevereiro, concurso que vai escolher o melhor samba de enredo 2014 das escolas de samba de Porto Velho.

*********
Troféu Sebastião Araujo da Silva – Baba, na praça Aluízio Ferreira a partir das 20h00

Nenhum comentário: