segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

SAMBISTAS ELEGEM MELHOR SAMBA DE ENREDO 2014

Durante o show de apresentação dos sambas de enredos de todas as escolas de samba de Porto Velho, que vai acontecer no próximo dia 1° de fevereiro, durante a Feira do Porto na praça Aluizio Ferreira, o colunista cultural do Diário da Amazônia Zekatraca em parceria com a Associação Arco Iris e a Funcultural, vai selecionar o melhor samba de enredo das nossas escolas de samba para o carnaval deste ano (2014).
A parceria que tiver seu samba eleito como o melhor do ano, receberá o troféu “Sebastião Araujo da Silva – Baba”. Os jurados serão os próprios compositores com apenas uma observação; Não poder votar no seu próprio samba, exemplo: o Ernesto Melo autor dos sambas das escolas, Acadêmicos da Zona Leste e Império do Samba, só vai poder votar, nos sambas das escolas: Acadêmicos do Armário Grande, São João Batista, Diplomatas do Samba, Asfaltão e Unidos da Rádio Farol. A coordenação do concurso decidiu para evitar casuísmos, pois existem compositores que participam de várias escolas de samba, como é o caso do Walcir do Cavaco que é autor dos sambas da São João Batista e da Unidos da Rádio Farol e do Oscar que é parceiro do Bainha no Armário Grande e desfile na escola Asfaltão, assim sendo, a Comissão vai convocar três especialistas em samba de enredo que não tenha ligação com nenhuma escola de samba de Porto Velho para compor o júri técnico.
Os quesitos em julgamento serão: Melodia, Harmonia, Letra e Tema. No caso do item Tema, os jurados terão que observar se a letra do samba está dentro do tema proposto pelo carnavalesco. “É preciso observar com muito cuidado, pois o enredo ‘Centenário de Porto Velho’ é comum de todas as escolas, porém o Tema selecionado pelo carnavalesco pode apresentar a história de Porto Velho de várias maneiras e vertentes”. Há quem preferiu falar sobre as lendas e o folclore local, outros preferiram contar a história da formação do município e assim os jurados terão que analisar, qual a letra que mais se relaciona com a sinopse gerada pelo carnavalesco de cada escola de samba.

Nenhum comentário: