sábado, 18 de janeiro de 2014

A Corte de Sua Majestade Rei Momo


Há muito tempo, a figura do Rei Momo aparece comandando o carnaval, não só no Brasil, mas, nos países onde a brincadeira acontece.
Na Roma antiga, o mais belo soldado era designado para representar a deusa Momo, apesar de Momo ser mulher, no carnaval, ocasião em que era coroado Rei. Durante os três dias da festividade, o soldado era tratado como a mais alta autoridade local. Encerrada as comemorações, o “Rei Momo” era sacrificado no altar de Saturno.

Rei Momo no Brasil

Em 1910 o palhaço negro Benjamim de Oliveira personificou o Rei Momo, pela primeira vez no Rio de Janeiro. A figura atual do Rei Momo surgiu em 1933, quando Edgar Pilar Drumond, cronista carnavalesco juntamente com o jornalista Vasco Lima e outros do jornal A Noite, criaram um boneco de papelão a que chamaram Rei Momo I e Único. Em 1934, o jornal decidiu passar o rei para carne e osso, sendo consenso que devia ser alguém alegre, bonacheirão, bem falante e com cara de glutão.

A Corte do Rei em Porto Velho


Entre tantos Reis Momos que reinaram no carnaval de Porto Velho, destacamos Emil Gorayeb, Mourão Paulo, Manelão e José Ferreira.
Destes os mais carismáticos foram Emil Gorayeb que dominou os carnavais da década de 1950 e inicio dos anos sessenta. E o Manelão que reinou nos carnavais de 1978/79 e 1980. Mourão Paulo – Mourãozinho também foi um Rei muito animado e o José Ferreira foi o último Rei que realmente sabia comandar a folia.

No carnaval deste ano (2014), o Ruymar Pereira volta a assumir o trono que em 2012 teve como dono o folião Thiagão. De acordo com a presidente da Funcultural Jória Lima, a Corte do Rei este ano homenageará figuras emblemáticas do carnaval de Porto Velho nos cem anos de existência do município, assim vamos ver na Corte personagens representando Manelão, Zekatraca, Marise Castiel, Juruna, Leônidas, e tantos outros. É claro que os integrantes tradicionais da Corte como Pierrot, Colombina, Arauto, Bobo da Corte e a Rainha do Carnaval e suas Princesas mais a figura exclusiva do carnaval de Porto Velho Maria da Chave estarão presentes. 

Nenhum comentário: