quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

Porto Velho comemora 99 anos da Instalação


Rua Divisória (hoje Presidente Dutra)


O feriado deste 24 de janeiro, é em comemoração aos 99 anos da Instalação do município de Porto Velho. Andei vendo e lendo nas redes sociais, alusões que confundem a data da Instalação com a data da criação do município. Vamos colaborar com os leitores escrevendo sobre o que se comemora no dia de hoje na capital do estado de Rondônia.
A cidade de Porto Velho para muitos, nasceu no ano de 1907 e para poucos em 1908, quando a Empresa responsável pela construção da Estrada de Ferro Madeira Mamoré, optou por transferir o ponto de inicio da construção da ferrovia, da Vila de Santo Antônio que a época pertencia ao estado de Mato Grosso, para 7 km abaixo da 1ª Cachoeira do Rio Madeira, em terras pertencentes ao estado do Amazonas, justamente na localidade conhecida como Porto dos Lenhadores, Porto Velho dos Militares entre tantas denominações inclusive, Ponto Velho das Caçadas...
O povoado cresceu em volta das oficinas da Madeira Mamoré e de inicio não passava da avenida Presidente Dutra, que no inicio não tinha nem nome.
Com o burburinho dos operários da ferrovia que passaram a residir nos casarões construídos pela empresa nas proximidades das oficinas, Casa 3, Casa 6, Paraíso, Administração da Empresa entre outros, os comerciantes de Santo Antônio começaram a se transferir para Porto Velho e foram ocupando os espaços que ficavam fora da área da administração da EFMM.
A rua mais famosa dessa parte do povoada era a rua da Palha hoje batizada como Natanael de Albuquerque, uma travessa, que começa na Praça Rondon e termina na rua Prudente de Moraes, porém, era ali que funcionava o Cine Teatro “Fênix”, os puteiros e o comércio de “bugigangas”. 

Então chegou vinda do Maranhão a Mãe Esperança Rita e montou o Batuque de Santa Barbara no local que ficou e é conhecido como Mocambo,
O governo do Amazonas sentindo que não poderia deixar de faturar mais impostos em cima da cidade que nascia a mercê da desorganização, pois ninguém se importava em saber quem era o dono das terras que ficavam acima da “Linha Divisória”, criou através da Lei 757 de 02 de outubro de 1914 o Município de Porto Velho que foi sancionada pelo governador Jonathas de Freitas Pedrosa.

Instalação do Município

No dia 24 de janeiro de 1915, o governador do estado do Amazonas nomeou o Major de Engenharia do Exército Fernando Guapindaia de Sousa Brejense como intendente municipal, cargo equivalente ao de prefeito, assumindo oficialmente a administração do município de Porto Velho.
Para não pagar imposto ao município, a Cia Madeira Mamoré, depois de alguns pegas entre seus dirigentes e o intendente Guapindaia, criou uma cerca que recebeu o nome de Linha Divisória (justamente onde hoje é a Presidente Dutra), dividindo os territórios: Da Linha Divisória para a Beira do Rio Madeira as leis que prevaleciam eram as da Madeira Mamoré e para cima no rumo da praça Amazonas (hoje Jonathas Pedrosa), quem mandava era a intendência.
Portanto amigos das redes sociais, neste dia 24 de janeiro de 2014 estamos comemorando 99 anos da instalação do município de Porto Velho cuja área, vai do distrito de Calama no baixo Madeira até o distrito de Extremas na chamada Ponta do Abunã. 

Nenhum comentário: