quinta-feira, 22 de novembro de 2012

WALTER BÁRTOLO O ETERNO SERESTEIRO


Sábado passado dia 17, encontrei a Waleska Bártolo filha de Walter Bártolo que reside atualmente em São Paulo e fomos informados sobre a saúde do nosso eterno seresteiro. “Zekatraca dificilmente meu pai sai com vida daquela UTI (Walter estava internado na UTI do hospital 9 de Julho), a situação dele está complicada e delicada” disse Waleska muito abatida. Ontem dia 22 de novembro, dia do músico e do aniversário do município de Ji Paraná recebemos a noticia da morte de Walter Bártolo.
A data tem tudo a ver com Walter Bártolo, primeiro porque ele era um excelente músico (morreu no dia do músico 22 de novembro), pois tocava violão, acordeom e piano muito bem, além de cantar e compor. Depois porque foi o último administrador da Vila de Rondônia e o primeiro prefeito de Ji Paraná (morreu no dia que Ji Paraná completou 35 anos).  Só por isso Walter já mereceria toda consideração e respeito do povo de Rondônia, porém, sua história é recheada de fatos e realizações que podem ser considerados como de pioneirismo.
Nascido no dia 3 de julho de 1927, filho da dona Labibe Bártolo (que vai completar 104 anos de vida no dia 13 de maio de 2013) e do seu Carola, Walter foi criado no meio cultural, pois seus pais eram os principais artistas na época do Cine Teatro Fenix e do Clube Internacional.
Muito antes de implantar o município de Ji Paraná Walter fez muita coisa em prol do desenvolvimento do Território Federal do Guaporé hoje estado de Rondônia. Foi ele que na década de 1950 foi designado para transportar os Bois Búfalo da Ilha do Marajó (PA), para Porto Velho e logo depois para a Fazenda Pau D’Óleo no Vale do Guaporé, foi então que tomou conhecimento do festejo do Divino Espírito Santo tornando-se seu maior e mais importante divulgador. A Festa acontece no Vale há mais de 100 anos. De volta para Porto Velho criou a Boate Seresteiro que ficava no Bairro Santa Barbara. No inicio o Seresteiro era o principal ponto de encontro da chamada “alta” sociedade de Porto Velho. Por muitos anos foi o administrador do Patronato de Menores - PAMOS, que funcionava no KM 25 de BR 364 e ali compôs a famosa música “ABC”, que faz parte do LP “Brasil Desconhecido”.
A música “Brasil Desconhecido” em cuja letra Walter convida os brasileiros a conhecer a Amazônia; “Vem conhece o Rio Amazonas, a força de suas águas...” foi cantada no ritmo de samba enredo, em fevereiro de 1975 quando Porto Velho foi a cidade encarregada de fazer a troca da Bandeira Brasileira que fica na Praça dos Três Poderes em Brasília.
Na política Walter Bártolo além de prefeito eleito de Ji Paraná, foi deputado estadual constituinte e secretário de estado no governo Jerônimo Santana e no governo de Valdir Raupp. Na música além de ter sido o primeiro rondoniense a gravar um disco (LP com 12 composições de sua autoria), é o autor do Hino de JI Paraná.
Walter Bártolo faleceu ontem dia 22, em Porto Velho e seu corpo está sendo velado na Assembléia Legislativa de Rondônia.
“As pessoas que a gente preza não conseguem morrer“ – frase de Walter Bartolo, em depoimento no documentário Divino, Cem Vezes Divino”, 1994 de Beto Bertagna!

Nenhum comentário: