segunda-feira, 19 de novembro de 2012

HISTÓRIA - DIA NACIONAL DA CONSCIÊNCIA NEGRA




Na data de hoje 20 de novembro, é comemorado o “Dia Nacional da Consciência Negra”. Em Rondônia e Porto Velho em especial, nenhuma programação foi divulgada a respeito dessa data, que marca a luta de Zumbi pela liberdade.
Até bem pouco tempo, as entidades que congregam os Afro-decendentes que residem em Porto Velho, promoviam no 20 de novembro, a chamada “Marcha para Zumbi”, porém, como Porto Velho é considerada a terra do “já teve’, esse é mais um evento que passa a fazer parte dessa “cultura”, apesar da comunidade dos Terreiros estar divulgando um evento “”Marcha Zumbi”,   para o dia 2 de dezembro, data totalmente fora de propósito e que com certeza, não logrará êxito pois no 2 de dezembro se comemora o Dia do Samba e segundo a direção da Federação das Escolas de Samba - Fesec a data será comemorada com o lançamento dos sambas enredos das escolas de samba para o carnaval de 2013 e apresentações de mulatas e outras atrações. Isso quer dizer, que a “Marcha Zumbi” está fadada ao fracasso, ou contará apenas com os integrantes dos “Terreiros”. Vale salientar que a cultura trazida pelos negros para o Brasil não se resume apenas nas Religiões de Raízes, o samba, a capoeira, maculelê, e muitos outros ritmos e danças, também são de origem africana. Em Porto Velho temos vários grupos de capoeira além de várias escolas de samba, e essas entidades, nada programaram para, pelo menos lembrar o Dia da Consciência Negra em Porto Velho.
O governo estadual através da Secel e o governo municipal via Fundação Iaripuna nada programaram, nem mesmo a publicação de uma Nota Oficial se referindo ao assunto.
Sabemos que Porto Velho não contou em sua formação, com o negro escrevo, pois os negros que vieram para a construção da Estrada de Ferro Madeira Mamoré eram considerados como mão de obra especializada. Por incrível que possa parecer, na construção da ferrovia, os trabalhadores braçais que à época eram chamados de “cassacos”, eram o brancos que foram recrutados na Europa em sua maioria na Alemanha, que aqui recebiam ordens dos negros que vieram de Barbados, Granada e outras ilhas de concessão inglesa.
Mesmo assim, isso não é motivo para o município e o estado deixar passar em branco o dia 20 de novembro, Dia da Consciência Negra - Salve Zumbí!


Nenhum comentário: