sábado, 17 de novembro de 2012

LENHA NA FOGUEIRA - 18.11.12


Lenha na Fogueira

Na próxima terça feira 20 de novembro, é o dia da Consciência Negra ou dia de Zumbi. Em Porto Velho pelo menos até ontem, nenhuma entidade havia divulgado qualquer programação alusiva a data.

************
Na realidade, o pessoal dos Terreiros está divulgando, que no dia 2 de dezembro, vai acontecer a VIII Marcha Zumbi - Pela Liberdade Religiosa. A concentração será na praça da Madeira Mamoré.

**********
É mais um evento que será realizado Fora de Época. Esse negócio de fora de época já está se tornando cultural em Porto Velho!

**********
E tem mais, dia 2 de dezembro é o Dia Nacional do Samba e o pessoal das escolas de samba leia-se Fesec, está bolando vasta programação para festejar o dia que nasceu na Bahia e se transformou nacional

*********
No tempo do Movimento Cabeça de Negro, o 20 de novembro era festejado também com muitas atividades artísticas, que geralmente aconteciam na Casa da Cultura Ivan Marrocos.

*********
Ali o Carlinhos Maracanã juntamente com o Dada, Bubu, Caula, Paulinho do PT, Neguinho Orlando do Estácio e muitos outros engajados na luta contra a discriminação racial, passavam o dia promovendo exposições, roda de samba e capoeira, e fazendo palestras a respeito da luta de Zumbi. Não podemos esquecer o almoço que era servido para quem chegasse - Um Cozidão preparado pelo Edson José, Maracanã e seu João.

*********
Aí o pessoal dos terreiro foi chegando, foi chegando via Silvestre e então a marcha se transformou quase que exclusivamente dos envolvidos nos Terreiros de Umbanda e Candomblé.

**********
De uns tempos para cá a Marcha Zumbi vem ficando cada vez mais sem muita participação das comunidades negras. O que se ouve musicalmente falando durante a “Marcha Zumbi” são Pontos de Umbanda e Candomblé.

*********
Antes a gente cantava os sambas de Ney Lopes e outros grandes compositores negros ou que exaltam a raça negra.

*********
Antigamente a Fundação Cultural Municipal e a Secel entravam na parada, apoiando o movimento. Hoje ninguém ouve falar se essas entidades estão apoiando a realização da Marcha.

*********
Na realidade, o que aconteceu mesmo, foi a evasão das entidades que lutam pela igualdade racial e principalmente dos movimentos negros, em virtude da intervenção dos Terreiros que transformaram o evento numa grande passeata de Pai, Filhos e Mães de Santo e dos Ogans das religiões de Matrizes Africanas como se todo negro fosse “macumbeiro”.

*********
Zumbi que até bem pouco tempo foi festejado com todas as pompas em Porto Velho, este ano vai ser reverenciado no dia 2 de dezembro.

*********
É preciso que os governos municipal e estadual chamem a responsabilidades desses eventos para suas competências. Não podemos ficar a mercê de interesses particulares, quando se trata de evento tradicional.

*********
Nosso carnaval de escola de samba é fora de época (esse se justifica), o Flor do Maracujá deste ano foi fora de época. O carnaval Fora de época do Maria Fumaça não aconteceu e agora a Marcha Zumbi está programada para acontecer fora de sua época.

*********
Pergunta-se! Será que vamos festejar o Natal no dia 25 de dezembro? Pelo andar da carruagem, vão terminar levando o réveillon para o carnaval, o carnaval para o Flor do Maracujá e assim sucessivamente

*********

Por falar em samba, no concurso da escola de samba Asfaltão a conversa no Ypiranga era de que uma parceria havia sido impedida de participar, porque o samba foi considerado “Ficha Suja”. Essa modalidade de samba eu nunca tinha visto,

*********
Enquanto isso na OAB onde aconteceu a disputa do samba da escola da Zona Leste o Carlinhos Maracanã ficou “Brinco da Princesa”, ao ouvir do presidente Sarará que seu samba só não ganhou, porque o cantor não era “puxador de samba enredo” de ofício.

**********

Por que então, ao em vez de realizar o concurso de samba enredo não promoveram o concurso de “Puxador de Samba Enredo?”.

**********
Por causa de um caso parecido na Diplomatas do Samba, foi que surgiu a escola de samba Acadêmicos da Zona Leste!

*********
Por falar em dissidência, no feriado a escola de samba Os Diplomatas tentou fazer o lançamento do seu samba enredo para o próximo carnaval e para tanto, recorreu a direção da escola Rádio Farol para promover a apresentação na festa da escola do grupo de acesso e mesmo assim, foi difícil achar quem cantasse o hino que é de autoria do Jair Monteiro e do Maracanã.

**********
O puxador oficial Edgley Queiroz estava na festa da Zona Leste pra lá de “Bagdá” e em conseqüência não compareceu a sede da Torcida Jovem do Vasco local da festa da Rádio Farol. 

Nenhum comentário: