quinta-feira, 8 de novembro de 2012

LENHA NA FOGUEIRA-09.11.12


Lenha na Fogueira

Nossa preocupação maior nesse momento é: Vai ou não acontecer repasse para as escolas de samba no carnaval de 2013?

***********

Pelo menos pelo lado do governo estadual a coisa não está nada boa, em se tratando de repasse para eventos culturais ou de lazer.

**********
É como se diz na gíria popular: O governo do estado de Rondônia está “duro”. Quer dizer não tem nem para comprar uma “cibalena”

*********
Por isso é que os carnavalescos devem começar a pensar em procurar outros patrocinadores para os desfiles de seus blocos.

*********
Pelo lado da municipalidade o negócio é esperar a nova administração assumir. Acontece que o carnaval do próximo ano é no inicio de fevereiro o que deve servir para que os dirigentes de escolas de samba e blocos corram atrás de outros patrocínios sob pena de não conseguirem montar seus desfiles em tempo hábil.

**********

Outro carnaval que está na corda bamba e a qualquer momento pode ser vítima de um vento forte que pode lhe derrubar da avenida.

*********
É o carnaval de Rolim de Moura por sinal, um dos melhores carnavais de rua de Rondônia.

*********
O prefeito eleito já disse que não está nem aí pra carnaval de rua. “A prioridade é a saúde e a educação”. Só que cada verba é cada verba. Tem a da saúde, a da educação e da cultura.

*********
No carnaval passado o governo Confúcio Moura, realizou através da Secel um ótimo trabalho de resgate, de realização de carnaval de rua em vários municípios
********
Equipes da Secel visitaram os carnavais de Ariquemes, Cacoal, Rolim de Moura, Costa Marques, Guajará Mirim, Santa Luzia e Vilhena.

*********
Não foi apenas visita, foi trabalho de avaliação que deixou os secretários de cultura e educação dos municípios beneficiados, confiantes de que, “agora sim, vamos poder contar com a cooperação do governo estadual na realização do nosso carnaval”.

*********
Esse apoio diante da situação atual está ameaçado de não acontecer no próximo ano, pela “liseira” do governo estadual.

*********
Em Porto Velho os chamados blocos de trio elétrico nos últimos carnavais, receberam da prefeitura o patrocínio do Trio Elétrico. O que representa uma super economia, levando-se em conta, que o aluguel de um trio considerado grande, que comporta uma banda de no mínimo 12 músicos, não custa menos que R$ 10 MIL.

*********
Blocos como o Galo da Meia Noite, Us Dy Phora, Jatuarana Sul, Banda do Vai Quem Quer e outros utilizam no mínimo dois trios.

*********
Se por acaso não contarem com a ajuda da prefeitura municipal vai ser difícil, colocar o bloco na rua.

********
Porém, o presidente da Uniblocos Benjamin Mourão em conversa com este colunista, disse que os blocos têm como se virar, caso o governo e a prefeitura não subsidiarem o carnaval.

*********
Se é assim, vamos esperar para conferir. Dos mais de 10 blocos de trio, pouquíssimos tem condições ou cacife para desfilar sem contar com a ajuda oficial. A maioria só desfila porque o governo banca!

********
Essa escassez de dinheiro, quem sabe, vai servir para ver quem realmente tem “roupa no quaradouro”

*********
Enquanto isso, a equipe do CQC da Bandeirante passou o dia de ontem em Porto Velho, gravando o quadro “Proteste Já!”, onde será cobrado da prefeitura municipal explicações e compromissos sobre a construção dos viadutos da capital.

*********
Nesse quadro geralmente o repórter humorista, procura o prefeito para que o mesmo assuma que vai ou não concluir ou atender a reivindicação da população.

**********
Como tudo em Porto Velho é atípico, o prefeito, Roberto Sobrinho não sei se de propósito ou porque era preciso realmente, se ausentou de Porto Velho e deixou o repórter do CQC a “VER-A-DUTO”.

*********
A sorte foi que não choveu se não, o Ronald Rios, teria ficado ilhado, na “Beira da Rua da Beira”.

*********

O CQC chegou atrasado em Porto Velho, pois o prefeito atual está em final de mandato e não pode assumir nenhum compromisso. Se passou oito anos e não cumpriu os compromissos de campanha, como é que em menos de dois meses, vai assumir qualquer coisa.

**********
Enquanto isso, hoje é o último dia para os jurados do Festcineamazônia escolherem os melhores filmes da 10ª edição do festival. A premiação será entregue amanhã.

********
Os 51 filmes exibidos na mostra competitiva e vídeo reportagem ambiental são avaliados por corpo técnico de jurados.

***********
Os jurados da mostra competitiva são: a comunicóloga e produtora Samira Pereira, o cineasta Joel Zito Araújo, o ator e roteirista Thoamas Stravos, o produtor cultural Celso Brandão e produtor de cinema Wilsson Austurizag. Os jurados da categoria vídeo reportagem ambiental são os jornalistas Solano Ferreira, Fred Perillo e o diretor de Cinema, Marcelo Cordeiro Quiroga.

*********
Custe o Que Custar, estarei hoje à noite no Asfaltão assistindo “Cartola - Música para os Olhos”!

Nenhum comentário: