segunda-feira, 5 de novembro de 2012

LENHA NA FOGUEIRA - 06.11.12


A partir desta terça feria 6, até sábado dia 10, Porto Velho vai respirar cinema.

*********
Graças a 10ª edição do Festcineamazonia que agora é latinoamericano e em breve mundial, já que com a itinerância o Jurandir e a Fernanda já chegaram a Europa.

*********
Com a saída para o Pacífico logo o festival estará sendo apresentando nos países asiáticos.

*********
A produção audiovisual é a que mais divulga a cultura de um povo no mundo, ainda mais agora que qualquer pessoa pode se transformar em “cinegrafista”, desde que consiga registrar imagens consideradas interessantes, inclusive pelo telefone celular, e colocá-las nas redes sociais via Internet e pronto

*********

Pronto é modo de dizer, porque para se chegar a uma produção cinematrográfica de verdade, o buraco é mais embaixo. É preciso estudar e muito para se chegar ao status de produtor.

**********
Jurandir Costa é uma dessas pessoas que após ralar muito, conseguiu o que muitos querem e pouquíssimos conseguem que é o status de grande produtor, nesse caso de festival de cinema.

*********
Com a coordenação da Fernanda Kopanakis o Festcineamazônia começa na capital de Rondônia e prossegue pelos distritos de Porto Velho na próxima semana e no inicio do próximo ano segue para países latino-americanos e depois europeus. É Rondônia sendo levado via Festcine para o mundo.

**********

Enquanto isso, o carnaval do próximo ano está quase chegando e pelo menos até ontem, a Fesec não havia conseguido uma resposta positiva sobre, onde os desfiles das escolas de samba serão realizados e nem se o município vai firmar convenio quanto ao repasse de subsídios as nossas escolas de samba.

**********
A União dos Blocos de Trio Elétrico - Uniblocos também até a presente data não se manifestou a respeito do assunto.

*********
Alguns blocos de trio estão se movimentando como é o caso do Bloco Us Dy Phora que promove um evento no dia 1º de dezembro e o Galo da Meia Noite que vai fazer o lançamento do tema no dia 15 de dezembro.

*********
A Banda do Vai Quem Quer   ainda não divulgou qual será o tema do seu carnaval. Tá certo que o tema da Banda sempre é guardado a sete chaves, mas, para os compositores o tema é divulgado para que os mesmos façam suas marchinhas, coisa que até agora não foi providenciado.

**********
Para evitar comentários futuros, devo esclarecer que eu Silvio Santos não faço mais parte da coordenação musical da Banda do Vai Quem Quer.

**********
É por aí! Lembramos que o carnaval oficial  de 2013 termina no dia 12 de fevereiro. Se correr tudo bem a Banda do Imigrantes desfila no dia 29 de janeiro. O Galo no dia 7 de fevereiro e a Banda do Vai Quem Quer no dia 9.

********
Isso quer dizer que temos menos de três meses para organizar o próximo carnaval.

*********
Falando em patrocínio chamamos a tenção para a notícia que segue:

*********
Maior seleção pública específica para circulação de peças teatrais no país, o Programa Petrobras Distribuidora de Cultura abriu ontem 5, as inscrições para a sua terceira edição. O objetivo é contemplar os projetos teatrais profissionais, não inéditos, nas categorias adultas e infanto-juvenis, relevantes dentro do cenário cultural brasileiro. O valor total de investimento é de R$ 15 milhões para o biênio 2013-2014.

*********

Assim como nas outras edições, o programa conta com a parceria com Ministério da Cultura: após a triagem administrativa e a análise da comissão de seleção, será feita a análise técnica referente aos quesitos da Lei Rouanet (8313/1991). A novidade deste ano é que, com objetivo de democratizar o acesso de proponentes de todas as regiões do país, serão selecionados, no mínimo, 5% dos projetos inscritos por diferentes pessoas jurídicas sediadas em cada região do país. Ou seja, a cada vinte projetos inscritos por diferentes empresas de determinada região, no mínimo 1 deverá ser contemplado.

**********

Até o final deste ano, terão sido realizadas apresentações em todos os Estados do País, atingindo público superior a 300 mil pessoas em mais de 850 apresentações, em cerca de 85 diferentes municípios brasileiros.

**********
Na última edição do programa, o estado de Rondônia teve a circulação de 3 peças, dentre elas “Histórias da Mãe África”. Um espetáculo infantil que apresenta 9 histórias, de diferentes regiões da África.
*********
O período de inscrições vai até dia 4/1/2013, exclusivamente pelo endereço www.br.com.br/cultura, mediante preenchimento de formulário específico e envio de documentos digitalizados, de acordo com regulamento da seleção pública.

**********
Vamos ao cinema, fazer muito barulho no Festcineamazônia



Nenhum comentário: