segunda-feira, 19 de novembro de 2012

HISTÓRIA -II - A RAINHA TEREZA DE BENGUELA



A comunidade negra do Vale do Guaporé principalmente a que reside nos distritos de Santo Antônio e Pedras Negras em Costa Marques, não reverenciam como os demais negros brasileiros, a figura de Zumbi, para eles os heróis são José Piolho e a “Rainha” Tereza de Benguela, que apesar de hoje serem motivos de vários artigos acadêmicos e publicações, não são reverenciados como deveriam pelo governo rondoniense e mato-grossense. Nesse dia consagrado a Consciência Negra bem que o governo estadual deveria ter programado algum evento para aquelas comunidades remanescentes quilombolas. E quem foi Tereza de Benguela?
Teresa de Benguela foi a mulher de José Piolho, que chefiava o Quilombo do Quariterê, na região do Vale Guaporé, que ficava próximo à fronteira de Mato Grosso com a Bolívia. Sob a liderança da Rainha Teresa, a comunidade negra e indígena resistiu à escravidão por duas décadas, sobrevivendo até 1770. (Zumbi morreu em 20 de novembro de1695)
A Rainha Teresa comandou a estrutura política, econômica e administrativa do Quilombo, mantendo um sistema de defesa com armas trocadas com os brancos ou resgatadas das vilas próximas.
Os objetos de ferro utilizados contra a comunidade negra que lá se refugiava eram transformados em instrumento de trabalho, visto que dominavam o uso da forja. O Quilombo do Quariterê, além do parlamento e de um conselheiro para a rainha, desenvolvia agricultura de algodão e possuía teares onde se fabricavam tecidos que eram comercializados fora dos quilombos, como também os alimentos. Tereza de Benguela foi enredo da escola de samba Unidos do Viradouro (RJ) em 1994 e Falcões do Planalto de Rolim de Moura RO (em 2012).
Precisamos reverenciar nosso heróis!

Nenhum comentário: