quinta-feira, 29 de novembro de 2012

LENHA NA FOGUEIRA - 30.11.12


Pela primeira vez, os sambistas ligados as escolas de samba de Porto Velho, terão a oportunidade de assistir o verdadeiro ritual de um batizado de escola de samba.

**********
Isso está programado para acontecer na noite desta sexta feira 30, na tenda do Tigre - Asfaltão a partir das 20h00.

*********
Acontece que a diretoria da recém fundada Grêmio Recreativo Escola de Samba Acadêmicos da Zona Leste, convidou a escola de samba Asfaltão para ser a Madrinha da escola

*********
O presidente Sandro Sarara foi buscar nos anais da história das escolas de samba do Brasil, principalmente do Rio de Janeiro e São Paulo, o procedimento correto do cerimonial do ritual do Batizado.

*********
Durante a reunião da Federação das Escolas de Samba - Fesec realizada quarta feira, no Mercado Cultural, Sarará oficializou o convite a todas as agremiações, no sentido de participarem do ritual  levando para a Tenda do Tigre a bandeira com sua respectiva Porta Bandeira.

*********
Acontece que o ritual sugere que as demais escolas de samba da cidade, ao marcarem presença com  seus Pavilhões mostram que aceitam a nova escola de samba como parceira.

*********
“É uma solenidade muito bonita”, informa Sarará.

*********
A primeira escola de samba de Porto Velho que temos conhecimento, que foi batizada por outra escola de samba, foi a Pobres do Caiari.

*********
Acontece que a Caiari não foi batizada em Porto Velho, foi batizada pela Portela lá no Rio de Janeiro.

********
Quem convidou a Portela para Madrinha da Caiari foi a professora Marize Castiel que recebeu das mãos do grande presidente Natal, os símbolos e a autorização para usar as cores azul e branca, no mesmo tom da Portela.

*********
Agora a Acadêmicos da Zona Leste será batizada pela a Asfaltão seguindo o verdadeiro ritual do Batizado de uma escola de samba.

*********
Logo após o batizado da caçula da Fesec, começa a roda de samba quando o Asfaltão também vai homenagear os músicos do grupo “Só Bambas”.

*********
Isso tudo, desde a reunião da Fesec que aconteceu quarta feira dia 28, passou a fazer parte da programação oficial do Dia do , 2 de dezembro.

**********
Sendo assim, a programação do Dia do Samba continua domingo a partir das 16h00 no Mercado Cultural, com as escolas de samba apresentando seus sambas enredo para o carnaval de 2013.

*********
Além do samba enredo, cada escola vai apresentar o casal de Mestre Sala e Porta Bandeira, troupe da bateria com sua rainha e show de mulatas.

*********
A ordem das apresentações será a seguinte: Acadêmicos da Zona Leste; Império do Samba; Rádio Farol; Asfaltão; Os Diplomatas do Samba, Armário Grande e Acadêmicos do São João Batista.

********
A única escola de samba que não marcou presença na reunião da Fesec de quarta feira foi justamente a São João Batista porém, segundo o Puxador de Samba Enredo e representante da agremiação perante a Federação Banana Split a escola vai se apresentar domingo.

********
Outra noticia boa, foi que a prefeitura através da Iaripuna mandou avisar que o prefeito Roberto Sobrinho está disposto a realizar o repasse de parte do subsídio solicitado pela Fesec ainda no mês de dezembro. Isso vai ser uma boa para as escolas de samba.

*********
A respeito do assunto carnaval, a Comissão de Transição do novo prefeito está afinadíssima com o pessoal da Iaripuna.

*********
Aliás, a diretoria da Iaripuna tem facilitado o máximo o acesso da Comissão de Transição aos documentos da Fundação. Tá tudo em paz por lá.

***********

Já na Casa da Cultura o negócio parece, não anda muito bom para a atual coordenação. Tem algo no ar que não é urubu e nem avião! Abre o olho Geraldo!

*********
Encerra neste domingo, 02, a “7º Mostra Cinema e Direitos Humanos na America do Sul” aberta na última segunda-feira, 26. As exibições acontecem nos períodos da tarde e à noite no Sesc Esplanada.

*********
Hoje tem Fina Flor do Samba Mercado Cultural das 19h às 00h.

*********
Amanhã sábado tem - Mostra de Dança “Cores” da Escola Municipal de Dança Pró Art com a apresentação de balé e várias coreografias sob a direção da professora Cléa Rocha. Local: Ginásio do Instituto Maria Auxiliadora. Horário: apartir das 19h30.

*********

Sábado também tem Projeto Roda de Samba ao vivo com Beto César e Convidados. No Mercado Cultural. Horário: das 17h30.
**********
Domingo, dia 02 – Encerramento da Mostra de Dança “Cores” da Escola Municipal de Dança Pró Art com a apresentação de balé e várias coreografias sob a direção da professora Cléa Rocha. Local: Ginásio do Instituto Maria Auxiliadora. Horário: apartir das 19h30.

*********
Hoje a noite tem o Batizado da Escola de Samba Zona Leste pela Madrinha Asfaltão na Tenda do Tigre.

Nenhum comentário: