sexta-feira, 16 de novembro de 2012

LENHA NA FOGUEIRA - 17.11.12


As escolas de samba de Porto Velho já escolheram seus sambas enredos para o carnaval de 2013.

Entre as sete escolas de samba que estarão se apresentando na Passarela do Samba “Edson Fróes”, no carnaval de 2013, apenas a Império do Samba ainda não divulgou o tema e em consequência não apresentou o samba.

*********
Entre quarta feira dia 14 e quinta feira dia 15, as escolas Asfaltão, Unidos da Rádio Farol, Diplomatas do Samba e Acadêmicos da Zona Leste promoveram a escolha e lançamento de seus sambas.

********
Agora o time da Fesec está praticamente completo: A Rádio Farol vai falar sobre os Griôs da África; a Diplomatas vai contar a História dos Números; A Acadêmicos do Armário Grande “Nossa Terras Tem Mais Cores, Nossa Vida Mais Amores”; a São João Batista apresenta um Mosaico sobre a história de Porto Velho, a escola Asfaltão “No País do Futebol Crak Nem Pensar” e a Acadêmicos da Zona Leste conta a História da Cerveja, o Combustível da Alegria. Falta apenas o Mirim da Império divulgar o tema do carnaval da escola do Areal.

***********
Agora, em se falando de disputa de samba enredo, as Pastoras se transformaram no maior calo seco do famoso “Trio de Ouro”. Aliás, o termo ou “apelido” Trio de Ouro na verdade, era como os sambistas chamavam os compositores Silvio M. Santos, Bainha e Babá. Não porque compunham jutos, mas, porque sempre ganhavam os concurso de samba enredo de suas escolas. O trio formado pelo Bainha, Oscar e Zé Baixinho pode até ser alcunhado como de “Ouro’ mas, apenas da escola de samba Asfaltão. 

*********
Esse negócio surgiu logo depois que o Tatá produziu o show “Trinca de Reis”, protagonizado pelo Bainha, Ernesto e Silvio Santos. Não estamos aqui querendo tirar o mérito dos parceiros Bainha, Oscar e Zé Baixinho é apenas para esclarecer como as coisas acontece ou aconteceram.

*********
Aliás, o comentário no Ypiranga logo após a divulgação do resultado, dando a vitória ao samba das Pastoras era de que “Agora é trio de Bronze”, pois não ganha uma das Pastoras.

*********
Brincadeiras a parte, os sambas das parcerias “Fina Batucada”, “Trio de Ouro” e das “Pastoras”, estavam e estão bons, Qualquer um dos três que fosse escolhido a escola Asfaltão estaria bem servida.

*********
Os meninos da Fina Batucada estão batendo na porta, muito em breve estarão com samba na avenida por alguma escola de samba. A preferida deles é a Asfaltão.

*********
Já o Trio Bainha, Oscar e Zé Baixinho não esquenta a cabeça, porque sabe que terão outra chance no carnaval de 2014 e aí quem sabe, no ano da copa do mundo, eles não voltem a emplacar mais um samba enredo na Asfaltão. Faz algum tempo que o trio só está batendo palmas.

*********
Enquanto isso na OAB a maioria esperava ou iludiram o Beto Cezar logo após as apresentações dos sambas, de que o samba do Maracanã que fora interpretado por ele Beto Cezar tinha sido o melhor.

********
Pode até ter sido a melhor interpretação, mas, para os jurados, o melhor samba foi o do “velho”  Ernesto Melo que após alguns anos fora do carnaval de escola de samba, volta prestigiado pela mais nova agremiação de samba a Acadêmicos da Zona Leste.

**********
Não fica com raiva não Beto Cezar, concorrer com o Ernesto Melo é difícil, perder pra ele deve ser encarado como honra, pois se trata de uma dos nossos melhores compositores de samba enredo. Para você fazer ideia do potencial do Ernesto Melo como compositor de samba enredo, o Silvio Santos confessou a este colunista, que ganhar do Ernesto uma disputa de samba enredo, é difícil!

**********
O certo é que temos bons sambas para o próximo carnaval. Jair Monteiro e Carlinhos Maracanã são os autores do samba da Diplomatas.

**********
Silvio Santos e Silvinho fizeram o samba da Acadêmicos do Armário Grande.

*********
O Carlinhos Maracanã também fez o samba da Acadêmicos do São João Batista – Depois deve aparecer no crédito do CD o nome o Pai Beto, Banana, Buzuca e Rogério.

*********
O Paulinho Cachaça é o autor do samba da escola de samba Unidos da Rádio Farol e o Ernesto Melo o autor do samba da Acadêmicos da Zona Leste.

*********
A gravação do CD com os sambas das escolas de samba filiadas à Fesec já começou no estúdio Verde. Cantareli diretor da Fesec disse que a Federação pretende lançar o CD no máximo até o dia 15 de dezembro. Vai ser presente de Natal.

**********
O cinema volta a tomar conta de Porto Velho com o “Festival Cinema e Direitos Humanos”, que começou ontem e vai até a próxima quarta feira dia 21, com exibições de filmes a tarde e a noite no Audicine do Sesc Esplanada.  A entrada é franca.

*********
Vou colorir essa avenida, com as cores da imaginação... Verso do samba da Armário Grande.

Nenhum comentário: