quinta-feira, 15 de novembro de 2012

LENHA NA FOGUEIRA - 15.11.12


Vamos começar a coluna de hoje. Fazendo a maior torcida para que o governo do estado consiga “ajeitar”, o estádio Aluizio Ferreira pra ver se alguma seleção que vem ao Brasil participar da Copa do Mundo de 2014, o escolha como centro de treinamento.

**********
Segunda feira dia 12, uma equipe de empresários ligados à Copa do Mundo do Brasil esteve visitando as dependências do “Aluizão” e de acordo com o secretário da Secel, Porto Velho tem 65% de chance de funcionar como centro de treinamento de alguma seleção
********
Nery disse que o Governo foi comunicado da possibilidade de Porto Velho ser escolhido como sede de treinamento de alguma seleção logo depois que o Brasil foi escolhido para sediar a Copa. “Da vinda dos consultores, entretanto, fui informado há poucos dias”.

**********

Perguntado sobre as exigências para que Porto Velho seja selecionado como sede, o secretário disse: “Um estádio com reais condições de uso, como gramado perfeito, iluminação, sistema hidráulico, segurança e arquibancada dentro dos padrões exigidos; Um campo auxiliar – society, com piscina e hidromassagem; Hotéis cinco estrelas e o trânsito aéreo que permita em menos de duas horas uma seleção se deslocar para o local de treinos e a sede origem, além da situação climática equivalente”

**********
E dinheiro para adequar o Aluizio Ferreira as exigências?

*********
Por incrível que pareça, dinheiro não será problema, pois ele já está alocado. Uma parte é oriunda da Lei Pelé e a outra do Bando Nacional de Desenvolvimento Social – BNDS. Além disso, o Governador Confúcio Moura investirá 3 milhões de reais imediatos para o sistema de iluminação e gramado do Aluizão. É lógico que o governo deverá contar com o apoio político do estado para com essas aprovações do dinheiro público”.

**********
O que o estado vai receber de vantagem por abrigar uma seleção da Copa do Mundo?

**********
“As vantagens serão inúmeras, a começar pelo aquecimento da economia, com milhares de turistas visitando a capital de Rondônia e terminar com a imagem e o histórico de Rondônia para o mundo”.

**********

Esse negócio de Porto Velho ser escolhida como cidade trânsito das seleções que virão participar da Copa do Mundo, não é sonho?
***********
 
“É uma grande realidade, tanto que a capital de Rondônia há tempos foi escolhida pela FIFA para disputar a condição de cidade trânsito das seleções que virão para o Brasil”.

**********
Entrevista concedida a imprensa pelo secretário da Secel Emanuel Nery.

*********

É isso aí, enquanto isso a Fundação Cultural Iaripuna distribuiu nota sobre suas ações durante oito anos de sua fundação

***********
Segundo a nota, um dos grandes feitos culturais do governo Roberto Sobrinho, foi aumentar o número de Blocos Carnavalescos de Trio Elétrico. “Em 2005 eram apenas cinco blocos, hoje temos mais de quarenta desfilando pelas ruas de Porto Velho durante o carnaval”.

*********

Enquanto isso as escolas de samba não tem um espaço adequado para mostrar o verdadeiro carnaval criativo, aquele que gera emprego e renda.

**********
As fotos que ilustram a matéria sobre os oito anos da Iaripuna são de Projetos particulares, como é o caso da Fina Flor do Samba que é do Ernesto Melo

***********
E a Seresta Cultural que é do Heitor Almeida e a procissão de Nossa Senhora Aparecida em São Carlos é da igreja católica com a comunidade local.

***********

Mas, como todo final de mandato, muita coisa da pra dizer que foi feita, vamos colocar os “feitos” pela turma do amigo Tatá:

**********

Outros tantos projetos aconteceram nas datas que marcam a cultura local e nacional tais como: Carnaval de todos, semana nacional do Teatro, Mês da mulher, Festa da Padroeira do Município, Arraiais em todo município, Semana do Folclore, Festival de Praia, Festa da Melancia, Festa da Padroeira do Brasil em São Carlos, Festejos em homenagem a N. Sra. De Nazaré que é muito relevante e vivenciada há mais de 50 anos em várias comunidades em Porto Velho, Aniversário do Município, Agenda Zumbi, Natal Cultural, Presépio Amazônico e Virada de ano.

**********
De todos os projetos populares o carnaval e arraiais juninos são os que mais se destacam.

*********
Faltou dizer sobre os lançamentos dos livros escrito por uma pessoa só, que ninguém sabe explicar o porquê de tanto privilégio. Talvez o Alan Alex saiba a resposta!

**********
De qualquer maneira, a Fundação Iaripuna é uma entidade boa para o desenvolvimento cultural do município de Porto Velho. Dando uma repaginada nos seus quadros com certeza, os próximo anos serão bem mais festejados. 

Nenhum comentário: