segunda-feira, 5 de novembro de 2012

DOCUMENTÁRIO RETRATA CEGOS QUE FAZEM CINEMA



Trata-se de uma ousadia que deu certo, levando-se e conta quanto já foi replicada

O documentário “O Outro Olhar”, a mais recente obra dos produtores culturais sorocabanos Míriam Cris Carlos e Werinton Kermes, será exibido, pela primeira vez, na noite de abertura da 10ª edição do Festival Latino Americano de Cinema e Vídeo – Festcineamazônia que acontece nesta terça feira 6, no Teatro Banzeiros, na cidade de Porto Velho, capital rondoniense. O vídeo traz relatos e bastidores da oficina de fotografia e vídeo para deficientes visuais ministradas por Míriam Cris e Kermes na última edição do Festival. Foram discutidas questões sobre a produção de imagens, sejam elas mentais, olfativas, sonoras ou visuais.
Com grande acervo de fotografias e vídeos produzidos pelos alunos e a experiência obtida com essa interação, Míriam Cris salienta que este documentário é apenas parte de um projeto maior, no qual busca-se ampliar e difundir essa iniciativa, através de pesquisas universitárias, congressos, exposições, oficinas, etc. "O que buscamos é uma ampla experiência e discussão sobre a produção de sentidos, formada a partir dos modos diversos como percebemos o mundo e nos relacionamos com as pessoas e coisas a nossa volta", comentou Míriam. Ela explica que o trabalho a ser apresentado em Porto Velho não pode ser enquadrado exatamente no formato documental: "É documental por partir de experiências reais. Mas o formato é o de um vídeo experimental, no qual a forma de linguagem mais presente é a poética, com a finalidade de despertar os sentidos".
O curta-metragem foi realizado pela produtora Provocare, possui oito minutos, e tem a direção de Míriam Cris Carlos e Werinton Kermes, produção executiva de Jurandir Costa e Fernanda Kopanakis, roteiro, texto e locução de Míriam Cris Carlos, edição de Marcelo Domingues, Imagens de Nane Fagundes, Fotografia Still de Avener Prado, Assessoria de Luciana Lopez e colaboração dos alunos participantes das oficinas.
Sobre os diretores:
Míriam Cris Carlos é doutora em Comunicação e Semiótica, roteirista, produtora cultural, poeta e professora pesquisadora do Mestrado em Comunicação e Cultura da Universidade de Sorocaba, UNISO.
Werinton Kermes é jornalista, documentarista e produtor cultural, premiado em vários festivais. É diretor do projeto de comunicação alternativa Provocare, fotógrafo e presidente do Canal Comunitário TV Votorantim.

Nenhum comentário: