segunda-feira, 19 de novembro de 2012

LENHA NA FOGUEIRA 20.11.12


Lenha na Fogueira

Com o objetivo de implantar o Sistema de Cultura em Rondônia, o Governo do Estado, através da Secretaria dos Esportes, da Cultura e do Lazer (Secel), realizou no último sábado, o encontro preparatório para a Conferência Estadual de Cultura com os representantes do Território Madeira Mamoré que é formado pelos municípios de Porto Velho, Candeias, Itapuã, Nova Mamoré e Guajará Mirim.

********
O evento aconteceu no auditório do palácio Presidente Vargas em Porto Velho. Inicialmente programado para acontecer durante a manhã e a tarde o encontro terminou por volta das 13h00 com o auditório parcialmente lotado.

*********
Lotado principalmente pelos representantes dos segmentos culturais de Porto Velho e Candeias do Jamari. De Guajará Mirim apenas uma pessoa compareceu e de Nova Mamoré e Itapuã nenhuma se identificou como tal.

********
De qualquer maneira, segundo a coordenação, o objetivo foi alcançado e agora é esperar até a próxima sexta feria a relação com os nomes das pessoas que farão parte das várias setoriais que fazem parte das diretrizes do Sistema Estadual de Cultura.

*********
A discussão girou em torno dos assuntos voltados ao teatro, dança, artes visuais músicas, redes sociais culturais, arquitetura e urbanismo, artesanato, culturas populares, culturas indígenas, patrimônio, cultura digital, moda e culturas afro-brasileiras.

*********

Como escrevemos acima, os que participaram do encontro, terão até sexta feira para indicar sete membros titulares e sete membros suplentes para representarem a sociedade civil nas setoriais e entre esses, dois serão escolhidos para fazer parte como membro do Conselho Estadual de Cultura. Dois de cada setorial.

*********

Em breve a Secel vai marcar a Conferencia final quando então será implantado oficialmente o Sistema Estadual de Cultura em Rondônia.

*********
Aí meu amigo, é só o governador concordar em repassar pelo menos 0,5 por cento da arrecadação estadual para o Fundo de Cultura e o “Batelão Cultural”  deve zarpar rumo a libertação dos movimentos culturais do estado de Rondônia.

*********
Antes disso, é preciso regulamentar a Lei de Incentivo a Cultura que foi aprovada e sacionada faz tempo, mas não foi regulamentada.

**********
O Sistema Municipal já foi aprovado e está implantado. Na realidade no Sistema Municipal de Cultura faltou apenas o prefeito Roberto Sobrinho aprovar o percentual que será repassado pelo município ao Fundo de Cultura Municipal. Deixou o “pepino” para o Dr. Mauro Nazif.

*********
Chamo a atenção dos colegas que estão à frente dos órgãos de cultura e entidades culturais para tomarem tento, quanto ao Orçamento que está em discussão, tanto na Assembléia Legislativa quanto na Câmara Municipal.

**********
A hora é agora de procurar os parlamentares no sentido de defender maior Orçamento para a Cultura no Estado e no nosso caso no Município de Porto Velho.

*********
Ta na hora de procurar os deputado e vereadores para colocarem emendas voltadas para as entidades culturais. Não é só o orçamento da Secel ou da Iariopuna, sua entidade pode ser diretamente agraciada com uma emenda parlamentar. Vai lá e “aperreia” o deputado ou o vereador em prol da tua entidade, promotor cultural.

*********
No caso, chamo a atenção da Federação das Escolas de Samba - FESEC para correr atrás de emendas parlamentar e engordar o subsídios das escolas de samba. Assim como a Uniblocos que deve se virar em prol dos blocos de trio Elétrico.

*********
É agora que se projeta o Flor do Maracujá e não no mês de maio. É agora que se projeta todos os eventos que devem contar com a cooperação do governo estadual em 2013, para depois não ficar se justificando que a secretaria não tem recursos.

*********


Por falar em recurso. A premiada Cia Boto-Vermelho, radicada na cidade do Rio de Janeiro, está realizando desde de ontem 19 e termina hoje dia 20,etapa de Rondônia do inédito Projeto de Mapeamento do Setor das Artes Cênicas para a Infância e Juventude no Brasil.

*********
As reuniões estão acontecendo no O Imaginário - Rua Franklin Tavares, 1349, Bairro Pedrinhas, Porto Velho.

***********
O projeto de mapeamento é bastante abrangente, e alcança todas as áreas de atuação de um grupo ou Cia que trabalha profissionalmente ou amadoristicamente com artes cênicas para a infância e juventude. Vai lá no O Imaginário do Chicão Santos com a Zaine Diniz.

***********
Festejo BeradeRO - 20 anos da Kanindé começa hoje no Mercado Cultural com uma mostra de vídeos beradeiros e uma JAM BÉRA com as bandas Malcriados, DHC e Sweet RO a partir das 18 horas. Tô nessa!

Nenhum comentário: