quarta-feira, 21 de novembro de 2012

LENHA NA FOGUEIRA - 22.11.12


Assim como a decoração natalina do Palácio Rio Madeira, tudo indica que o show com Seu Jorge que foi trocado pelo da Gabi Amaranto não vai mais acontecer. Seria  ridículo, o governo dizendo que não tem dinheiro pra pagar o 13º, contratando show caríssimo para inaugurar o Palácio. Amanhã falo mais sobre esse assunto.

**********
O público compareceu em massa na última terça feira 20, no Mercado Cultural para prestigiar a Jam Bera com a chancela do Festejo BeradeRO em comemoração aos 20 anos da Associação de Defesa Etnoambiental - Kanindé.

************
Amanhã dia 23 e depois de amanhã dia 24, acontecem às intervenções artísticas, com uma programação de artes integradas. O evento faz parte do Circuito Amazônico de Festivais, que conecta festivais de perfis distintos que mostram a diversidade cultural da região Amazônica em seus diversos contextos e cenários.

***********
Por falar em programação: No dia 7 de dezembro o compositor de samba Adalto Magalha vai se apresentar em dois ambientes em Porto Velho: Fina Flor do Samba no Mercado Cultural e no Só Bamba na escola de samba Asfaltão.

*********
A turma ta pegando carona numa programação que vai acontecer em Rio Branco - Acre no dia 8 de dezembro e como Antônio Neto é o porta voz do compositor carioca, conseguiu que ele pernoitassem em Porto Velho no dia 7 para se apresentar nos dois eventos. Valeu!

*********
Outro compositor e cantor que vem do Rio de Janeiro se apresentar em Porto Velho justamente no dia 8 de dezembro, é Carlos Cola, o produtor dos cantores portovelhenses Maria Clara e Beto Cezar.

*********
O show do Carlos Cola vai acontecer no restaurante Boutique Gelada. Para não ficar apenas escutando a voz do compositor, do meio da rua, o fã deve reservar convite desde já com a direção da Boutique Gelada ali na avenida Rio Madeira, em frente ao Porto Velho Shopping.

********

Meu amigo Silvestre presidente da ACCUNERAA, não gostou nada do que escrevi a respeito da Marcha Zumbi que em vez de ser realizada no dia da Consciência Negra 20 de novembro, vai acontecer sob sua coordenação no dia 2 de dezembro dia consagrado ao samba.

***********
Antes de qualquer comentário de minha parte, vamos ao e-mail do Silvestre Antônio:

*********
Meu querido se você não percebeu a marcha é contra a intolerância religiosa e é organizada pela comunidade de terreiros, todos podem participar inclusive o movimento negro.

*********
Em Porto Velho têm várias lideranças do movimento negro como: Carlinhos Maracanã, Ana Maria, professor Chiquinho, Bubu Jonhson e tantos outros que devem estar preparando alguma coisa relativa ao dia da consciência negra. a ACCUNERAA é uma entidade que milita no movimento religioso e é por este motivo que a marcha é contra a intolerância religiosa.

***********
Quanto aos cânticossó poderiam ser mesmo relativos aos terreiros, pois até onde eu lembro a marcha para Jesussó se cantam canções relativas ao cristianismo eu não vejo ninguém reclamando ou escrevendo notas em jornais, inclusive você.

***********
E a marcha leva o nome de Zumbi porque para nós de terreiros todos os dias são dias de nossos ancestrais e Zumbi é um deles.

***********
Antes de você escrever qualquer nota ao nosso respeito deveria conhecer o nosso trabalho, pois trabalhamos o ano todo em prol do povo de terreiro e da comunidade negra de estado e do brasil, dia 20 é só mais dia de trabalho.

**********
Nós o povo de terreiros estamos fazendo nossa parte, pergunteao movimento negro que você tanto defende o que eles estão fazendo.
***********

O que me preocupa, não são os gritos dos inocentes. Mas o silêncio dos poderosos.
************
Silvestre Antônio. - Coordenador do Coletivo de Entidades Negras em Rondônia–CEN - Presidente do Centro de Cultura Negra e Religiosidade Afro Amazonica–ACCUNERAA - fones: (69) 3222-8972 / 3222-2248 / 9964-6303.

***********
Tudo bem louvo a iniciativa das entidades presididas e coordenadas pelo Silvestre, porém somente agora fiquei sabendo que a Marcha é contra a intolerância religiosa e não pela passagem do Dia da Consciência Negra. Isto aconteceu de minha parte porque o cartaz de divulgação assim insinua. Veja o cartaz abaixo

**********
Aqui dou a mão à palmatória e pelo desculpas aos amigos da comunidade dos Terreiros – AXÉ!

**********
Bem feito quem mandou se meter no que não é chamado ou convidado. Aliás, convidado fui agora e com certeza estarei em cima do trio cantando alguns pontos com o Silvestre e a turma da ACCUNERAA. Salve Jorge! 

Nenhum comentário: