terça-feira, 13 de novembro de 2012

LENHA NA FOGUEIRA -14.11.12


No próximo sábado dia 17, vai acontecer no auditório do Palácio Presidente Vargas em Porto Velho, o encontro preparatório para implantação do Sistema Estadual de Cultura, do Território Madeira-Mamoré, formado pelos municípios de Porto Velho, Guajará Mirim, Nova Mamoré, Candeias do Jamari e Itapuã do Oeste.

***********
O encontro está marcado para acontecer no seguinte horário das 9 às 12h00 e da 14 às 17h00, no  Auditório do Palácio Presidente Vargas (Palácio do Governo) Praça Getúlio Vargas - Centro Porto Velho - RO.

*********
A pauta do encontro é a seguinte: Apresentação do Sistema Nacional de Cultura, Diretrizes para o Plano Estadual de Cultura e escolha dos Membros dos Colegiados setoriais.

**********
As dúvidas podem ser dirimidas pela Coordenação do Sistema Estadual de Cultura a avenida 7de Setembro, 237, Centro, CEP 76801-348, Porto Velho - Rondônia Telefone: (69) 3216.5133 - Email:                                  sistemaestadualdeculturaro@gmail.com www.secel.ro.gov.br



*********
A nota acima foi distribuída pela assessoria de comunicação da Secel, acontece que quem a redigiu (já corrigimos), confundiu o nome do Palácio do Governo com o nome da Praça em frente ao Palácio.

*********

Apenas a título de contribuição: o nome do Palácio do Governo do estado de Rondônia é “Palácio Presidente Vargas”.


*********

O nome da praça é: “Praça Getúlio Vargas”


*********

Parece insignificante, mas, é necessário se observar esses pormenores. “Não confunda ‘alho com bugalhos’.


*********
Por não ter a humildade de consultar os alfarrábios do “Hokney”, foi que o autor (a) de um determinado livro, que está sendo comercializado inclusive nos supermercados de Porto Velho e que parece, também foi distribuído nas escolas públicas municipais. A história das nossas entidades carnavalescas está toda errada. O interessante disso tudo, é que a obra foi editada com o dinheiro público, já que o patrocínio é da prefeitura através da Fundação Iaripuna.


********* 

É bom que se consulte as pessoas que sabem da história de Rondônia quando estiverem em dúvida, principalmente quando se trata de nomes que dizem sobre a mesma personalidade, mas com grafias diferenciadas, como é o caso do Palácio do Governo e da Praça. Ambos homenageiam a mesma pessoa, o Presidente Getúlio Vargas. Só que o nome do Palácio é “Presidente Vargas” e o da Praça “Getúlio Vargas”.

********

De qualquer maneira vamos prestigiar o encontro, pois a implantação do Sistema Estadual de Cultural é a salvação da “lavoura”.


********
Recentemente a Secel promoveu encontros com o mesmo objetivo em vários municípios, sob a coordenação do Chicão Santos, agora é a vez do Território-Madeira Mamoré.


********

Depois desse encontro o governo através da Secel vai promover a grande Conferencia Estadual, quando então serão escolhidos os 16 membros titulares do Conselho Estadual de Cultura e seus 16 suplentes.


*********

Se os amigos notaram, a reunião vai acontecer no auditório do Palácio Presidente Vargas. A idéia é marcar território, já que o governador Confúcio Moura em suas entrevistas, quando fala da mudança do seu gabinete para o Palácio Rio Madeira, sempre diz que o Presidente Vargas abrigará os museus estaduais. Aí o Nery quer dizer, estamos aqui senhores do palácio.


**********

Por falar em mudança, a empresa responsável pela transferência das secretárias para o Palácio Rio Madeira, já começou a desmontar os equipamentos da Secel para montar no prédio das Pedrinhas.

*********

Aliás, se não acontecer nenhum imprevisto e se não baixar o “santo” do Roberto Sobrinho no governo estadual. O complexo será inaugurado no dia da criação do Estado de Rondônia, ou seja, dia 22 de dezembro, com grandes shows.

*********
O show nacional que está sendo contratado é o do cantor Seu Jorge que vem aí com toda a estrutura. O pessoal local já está chiando, porque está correndo um boato, de  que a turma conhecida como “Prata da Casa”, ou seja, músicos, bandas e grupos de dança de Porto Velho que serão convidados ou contratados, são apenas os que tocam Rock!

********

Particularmente não acredito nisso, o coordenador confessou a esse colunista, que serão três dias de festa, onde o público vai poder assistir show de tudo quanto é segmento musical, de dança e teatro.

********


Diante do exposto, vou me concentrar para assistir o jogo da seleção brasileira e depois a disputa do samba enredo da escola de samba Asfaltão no Ipiranga da Pinheiro Machado.

********
O feriado de amanhã é em comemoração a Proclamação da República. 

Nenhum comentário: