segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

Lenha na Fogueira - 27.01.15


O bloco Eletro Folia foi o responsável pela abertura oficial do carnaval de rua de Porto Velho em 2015.

********
Foi o primeiro dos 4 blocos que tem como principal coordenador o Nier Ferro. No próximo sábado dia 31 saí o segundo. É comercio puro.

********
A turma foi brincar carnaval de verdade, tanto que não houve nenhuma ocorrência policial e nem mesmo briga de namorado com namorada. Vi apenas uma discussão entre um casal. Ela encontrou o namorado no carnaval e ele havia dito que iria trabalhar. Ele talvez por falta de experiência “malândrica” não a questionou perguntando o que ela estava fazendo ali, já que havia dito que ficaria em casa? Logo em seguida os dois se abraçaram e seguiram brincando carnaval no Eletro Folia.

********
O bom foi que a Consola anunciou que no próximo sábado 31, vai acontecer o primeiro ensaio do Galo da Meia Noite. O ensaio do Galo começa as 19h00 no seu Terreiro à rua Rogério Weber entre a Duque de Caxias e a Pinheiro Machado. Será apenas dois ensaios, um no dia 31 de janeiro e o outro no dia 7 de fevereiro. O bloco da família Corbim/Caula desfila no dia 12 de fevereiro. As camisetas já podem ser adquiridas na sede da Rogério Weber.

********
E o carnaval no interior do estado de Rondônia. De acordo com publicações, vários municípios anunciaram que não promoverão a festa alegando falta de recursos.

********
Na realidade, quem sempre bancou os carnavais dos municípios foi o governo estadual. Se não estou enganado, os únicos municípios que sempre investem na festa de Momo são, Costa Marques e Rolim de Moura.
********
O atual governo em 2012, bancou os carnavais de todos os municípios que realizam a festa. O secretário da Secel era o Francisco Leilson – Chicão que ainda tinha moral com o governador.

*******
Lembro que fui escalado junto com a Bebel e Mary para acompanhar o carnaval de Rolim de Moura e Costa Marques e ainda demos um pulo no carnaval de Santa Luzia.

********
A equipe que foi para Ariquemes conseguiu resgatar uma escola de samba que estava parada fazia DEZ ANOS.

********
Em Cacoal o responsável pela equipe da Secel foi o Chicão Santos e em seu relatório, disse que foi um dos melhores carnavais já realizados no município.

*******
Vilhena daí pra frente não parou mais de realizar seu carnaval. E Guajará Mirim colocou seus blocos na rua. Ouro Preto, Jaru, Ji Paraná e muitos outros municípios foram agraciados com a realização do carnaval com total apoio do governo estadual através da Secel.

********
Naquele ano não aconteceram os desfiles das escolas de samba em Porto Velho, foi o primeiro ano do governo Mauro Nazif que até agora não realizou nenhum desfile de escola de samba.

********
No governo Cassol alguns municípios do interior também realizaram seus carnavais com o apoio do governo via Secel.

********
Não sei por qual motivo, o atual governo, parou de investir na cultura carnavalesca, não só na cultura carnavalesca, também no folclore e tudo que se diz relacionada com a cultura em nosso estado. É uma pena que essa falta de visão cultural faça parte da atual gestão. Será que o governador teve uma decepção muito grande com os administradores que passaram pela Secel, pra desprezar totalmente a cultura do estado?

*********
O único município que está garantindo a realização do carnaval de rua é Costa Marques que vai contar com o desfile da escola de samba Unidos do Guaporé.

********
Porto Velho ainda não deu a certeza, se vai ou não, acontecer os desfiles das escolas de samba!

********
É como diz a letra do samba do Menezes: É, é triste sim, ver o carnaval chegar ao fim! 

Nenhum comentário: