quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

Lenha na Fogueira 08.01.15


A competência dos nossos carnavalescos é impressionante, pois conseguem montar uma escola de samba com menos de “UM MÊS". Isso sem contar que as escolas de samba ainda não têm um centavo para darem início à montagem de sues enredos, é muita competência. Quem enviou essa pérola foi o leitor Chico Macedo.

********
Ele não ta errado não! Na verdade, nossos carnavalescos têm espaço em qualquer escola de samba do Brasil inclusive nas do Rio de Janeiro. Vale salientar que o Carnavalesco André Cesário que até o carnaval passado fez o carnaval da escola de samba Beija Flor deu seus primeiros passos no ramo, aqui em Porto Velho.
********
Apesar de ser carioca e residir no Rio de Janeiro, foi aqui em Porto Velho que ele tomou coragem e passou a tirar os enredos do papel. André foi um dos idelizadores do atual estilo de desfilar do Bloco Galo da Meia Noite.

*******
Daqui foi direto pra Portela, depois Grande Rio e agora Beija Flor. Na escola do Laila e do Neguinho da Beija Flor há alguns anos faz parte da Comissão de Carnaval.

********
Outro artistas que saiu daqui e se destacou nas escola do Rio de Janeiro foi o amigo Gilberto Silva que aprendeu com o André e logo foi contratado pela Portela. Hoje o Gilberto já não quer mais saber de barracão de escola de samba, mas, passa o carnaval no Rio de Janeiro aplaudindo e desfilando pela sua Portela.

*******
O Ismael Barreto que é o atual ban ban ban das alegorias das escolas de samba de Porto Velho, foi aluno do grande Mestre Jair Mendes de Parintins e se destacou tanto, que foi convidado pelo seu Mestre a trabalhar no Boi Garantido de Parintins de onde voltou mais que formado, voltou especializado. Hoje se dedica a criar cenários para peças de teatro e quando chega o carnaval é o responsável pelas alegorias da escola de samba Asfaltão.

********
Por isso concordamos com o Chico Macedo quando ele diz que nossos carnavalesco são super competentes.

********
Em certo carnaval, o saudoso Edson Fróes montou as alegorias e adereços da escola de samba Pobres do Caiari em menos de 15 dias. Isso foi no carnaval de 1983 quando o presidente da escola reuniu sua diretoria para anunciar que a agremiação não tinha dinheiro para montar o enredo “A Amazônia de Orellana a Cousteau”. Resultado:

********
Hiran Brito Mendes “o Baluarte” foi a TV Rondônia e anunciou no Jornal de Rondônia que a escola não iria desfilar naquele carnaval. Quando deu 20h00, a praça das Caixas D’água estava repleta de brincantes, diretores e simpatizantes que tomaram a seguinte decisão: “Vamos mudar o enredo e colocar a escola na rua”. Convocaram o Flávio Daniel, Zé Carlos Lobo e o Jader para criar o novo tema e eles criaram “Das Loucuras da Vida, a Ilusão do Carnaval”, a diretoria naquele momento, responsabilizou a dupla Silvio Santos e Babá para compor o samba enredo que foi feito no balcão do Chaveiro do Manelão em menos de meia hora.
********
O artesão Edson Fróes se responsabilizou pelas alegorias (três carros alegóricos) o principal com um enorme palhaço que foi confeccionado, dentro do prédio onde hoje funciona o Sated, ali em frente ao Ferroviário e o resultado foi que em menos de 15 dias, estava tudo pronto e a escola foi campeã no carnaval de 1983.

*********
Ontem pela manhã a diretoria da Fesec esteve reunida com o presidente da Funcultural Marcos Nobre e ficou sabendo que a prefeitura vai apoiar financeiramente os desfiles das escolas de samba no carnaval deste ano.

********

O subsídio está previsto para ser repassado à Fesec até o dia 20. Vai dar tempo sim Oscar! 

Nenhum comentário: