segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

Lenha na Fogueira - 06.01.15

De acordo com noticiais oriundas da Funcultural de Porto Velho, o prefeito Mauro Nazif fez publicar no Diário Oficial do Município, Decreto que regulamenta do carnaval de Porto Velho em 2015.

*********
O Ato está no Diário do dia 30 de dezembro, o que quer dizer, que o Bloco Mistura Fina desfilou dentro dos conformes. Foi por isso que os foliões do Mistura contaram com o apoio da Policia Militar de Rondônia que acompanhou o bloco fechando as ruas para que os foliões passassem.

********
A prefeitura colocou através da Funcultural inclusive banheiros químicos para os foliões fazerem suas necessidades fisiológicas.

*********
Tá vendo aí Edson Caúla. O Galo já pode ensaiar sem problema nenhum. O Decreto já foi publicado o que quer dizer, que em Porto Velho já é carnaval.

********

Enquanto isso, o barranco do rio Madeira em Frente aos armazéns da Estrada de Ferro Madeira Mamoré continua desmoronando. O museólogo Antônio Ocampo, passa o dia controlando as ações do Rio Madeira e contando as carradas de pedras que a prefeitura está pagando para conter o avenço do desbarrancamento.

********
Ontem de manhã, aconteceu uma reunião com a presença de representantes do Exército, Funcultural de Porto Velho, Setur e Iphan. Na reunião trataram da retirada do acervo da EFMM que está no Museu para o prédio do relógio.

*********
 Aqui é assim, sempre se trabalha o paliativo, nada é definitivo. A cheia do Rio Madeira está completando UM ANO e só agora é que estão se reunindo para marcar a reunião para decidir se vão tirar  ou não, o acervo do Museu da Estrada de Ferro.

********
Ora meus amigos, esse acervo já deveria ter passado por várias sessões de limpeza, pois muitas peças ainda estão cobertas de lama. Será que é para preservar, sabemos que o barro tem essa capacidade.

********
De qualquer maneira, pelo menos estão dizendo que estão se preocupando com o nosso patrimônio histórico. Por falar nisso, será que as peças que estão no prédio do relógio desde a cheia do ano passado, já foram catalogadas?

*******
Num momento de êxtase, ouvi uma autoridade dizer que vai construir vinte quilometro de contensão. Quer dizer, as águas do Madeira não vão conseguir invadir a cidade e outras localidades por uma extensão de 20 KM. É sonho!

********
Se os senhores querem realmente salvar nosso patrimônio histórico da fúria do banzeiro do rio Madeira! Porque não constroem a contensão pelo menos do Porto da ENARO até a CAERD na Vila de Santo Antônio?
********
E o Parque das Águas como é que está. Vai ou não ser construído?

*******
Na minha visão “irresponsável”, creio que os técnicos que pesquisaram e realizaram o Projeto das zuzinas do madeira, sabiam e sabem que parte do complexo da Estrada de Ferro Madeira Mamoré vai desaparecer ou ser levado pela correnteza provocada com a abertura das comportas.

********
Não adiante fazer 20 KM de aterro. Essa contenção só dará certo, se for em concreto e de boa espessura (tipo dez metros) com a altura de 20 metros. Se não for assim “pode tirar o cabelo da venta” que não se vai a lugar nenhum. Aliás, vamos ver tudo indo de madeira abaixo junto com São Carlos e o resto das localidades ribeirinhas.

********
Sei que os que participaram da reunião têm boa vontade, mas, é preciso que essa boa vontade tenha os pés firmes no chão, se não atola na areia que está assolando o Rio Madeira.
********
Chega de promessa, temos que meter a mão na massa e realizar. Quem vive de sonho é jogador de baralho.

*********
Você sabe onde estão as pedras que colocaram para conter o desbarrancamento do bairro Triângulo? 

Nenhum comentário: